

Conheci-o numa
sala de cinema em inícios de 1996, quando fui espreitar um filme "chinês",
'Chung King Express'. O som e o barulho de California Dreamin' dentro de fim fizeram
apaixonar-me por aquelas imagens imparáveis, o movimento contínuo e saltitante, mais
rápido que as cores. No cinema King, logo na
altura, apeteceu-me ver novamente, rir, imaginar, criar, tudo o que este filme consegue
sem se notar. A história para cada um pode ser diferente, mas é sempre a melhor. Um ano
depois e na sua sequela vi Fallen Angels, com a mesma companhia e riqueza e genialidade de
filmagem, em que o título diz muita coisa, ao contrário da maioria das outras
películas. Wong
Kar-Wai consegue transportar-nos para um Hong Kong mágico, imparável e sonhador, em que
o inesperado acontece, em que a imaginação é o prato forte para se ter uma boa ideia do
filme. Revivi entretanto o primeiro filme novamente no cinema e depois em casa, e de facto
é notável o trabalho deste realizador. Mais tarde uma história completamente
diferente: Happy Together, passada desta na Argentina. Em 2001, o melhor actor em Cannes pertence a um filme de Kar-Wai. O filme é In Mood for Love.
A não perder por nada deste mundo.
Miguel Anjo
6-Março-1999 |