Timeline
A história do Núcleo de Estudantes de Informática escreveu-se durante 20 anos, sendo marcada por sucessivas atividades que tiveram em destaque o papel fundamental que o Núcleo desempenhou. Desde vitórias pedagógicas a hackathons random, tudo foi feito em prol da comunidade e, como finalidade maior, dos estudantes. Perdurarão aqui todos os que se revelaram marcantes de alguma forma. Um bem-haja a todos os que para eles contribuíram.
1997
Criação do NEI
Decorria um vulgar convívio entre alguns alunos do DEI, quando surgiu a ideia da criação do que viria a ser o NEEI - Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática. Contando com o largo apoio da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra e da então Direção do Departamento de Engenharia Informática, foram aprovados os respetivos Regulamento Interno e lista constituinte de Corpos Gerentes. O Núcleo agora criado viria a ter um papel preponderante, tanto na representatividade dos estudantes como na irreverência de projetos estudantis a nível nacional.
1998
Primeiras Jornadas Pedagógicas
Um dos principais objetivos da criação do Núcleo de Estudantes residia na necessidade de criar um veículo de comunicação entre os alunos e os responsáveis pela Licenciatura. Assim sendo, as “Primeiras Jornadas Pedagógicas” decorreram logo no seu segundo ano de existência e contaram com a participação de alunos e docentes, que juntos debateram ideias e formularam alternativas melhores para os problemas curriculares, modelo que influenciou aquilo que são as Jornadas Pedagógicas dos dias de hoje.
1999
Auxílio nas inscrições das turmas práticas
Mantendo-se até hoje como uma das primárias formas de contactar com os novos alunos do Departamento, as inscrições nas turmas práticas começaram a contar com a ajuda dos elementos do nosso núcleo de estudantes, logo no seu 2º ano de existência.
2001
Festa de Carnaval na garagem do DEI
Parece estranho, mas aconteceu! Em 2001, o NEI organizou uma festa de Carnaval que, para além de o tema já ser espantoso, aconteceu na garagem do Departamento de Engenharia Informática. Conseguem imaginar isso a acontecer hoje?
2002
NEI, Núcleo de Estudantes de Informática
Com a criação da nova Licenciatura em Comunicações e Multimédia, surgiu a necessidade de adequar o Núcleo de Estudantes a esta nova comunidade. Assim, de forma a conferir representatividade a todos estes novos alunos, foi aprovado um novo Regulamento Interno e alterou-se o nome do referido Núcleo para o que se mantém até hoje: NEI - Núcleo de Estudantes de Informática.
2003
Reclamação aos SMTUC para reforço dos autocarros
Desde cedo, o NEI teve, nas suas características centrais, o poder reivindicativo que ainda hoje lhe é reconhecido. No ano de 2003, foi entregue uma reclamação junto dos SMTUC como forma de exigir melhores e mais frequentes transportes públicos para utilização dos estudantes até ao Pólo II. Apesar de ainda hoje serem insuficientes, esta forma de protesto teve os seus frutos, com a disponibilização quase imediata de autocarros com maior lotação.
2004
Questionário acerca da continuidade da Cantina
A opinião dos estudantes pelos serviços quotidianos esteve sempre no topo das prioridades do NEI/AAC, tendo realizado inclusive um referendo para ouvir os estudantes sobre o que estes pretendiam do serviço de bar. À data, o bar do DEI funcionava como cantina com todo o funcionamento que hoje lhes reconhecemos. A questão do referendo focou-se na manutenção desta forma de funcionar, na passagem a serviço apenas de bar e/ou na concessão do mesmo.

Newsletter@DEI
De forma a conseguir chegar a todos os estudantes, surgem os primeiros registos de uma divulgação que pode ser equiparada ao que é feito hoje com a mailing list all users, desta feita com a divulgação das atividades inseridas na Receção ao Caloiro.
2005
Mega Convívio Pólo 2
O NEI/AAC teve um papel importante na criação e dinamização do Mega Convívio Pólo 2. Este é um evento que se realiza no início de cada ano lectivo com o objectivo de dar as boas vindas aos caloiros recém-chegados a este pólo da Universidade de Coimbra e é organizado por todos os núcleos de estudantes do pólo 2. Conta com mais de 10 edições e é sem dúvida a maior festa organizada pelos núcleos do pólo 2, sendo muito relevante para a integração dos vários cursos.

Barraca do NEI na Queima das Fitas
As festas de estudantes são prática ancestral na academia de Coimbra, apesar de terem vindo a sofrer alterações durante os últimos anos. Ainda quando a organização da Queima das Fitas era parte integrante da AAC, os núcleos estavam representados com barracas, idêntico ao que acontece atualmente na Festa das Latas.

Encontro Nacional de Estudantes de Informática
A criação do Núcleo de Estudantes de Informática, no seio de uma academia irreverente por si só, viria a gerar frutos de dimensões nacionais 8 anos após a sua criação. No ano de 2005, com a colaboração do LAGE e outros núcleos de estudantes, realizou-se o I Encontro Nacional de Engenharia Informática, contando com o apoio de inúmeras entidades e personalidades deste mundo e fomentando a troca de experiências e ideias entre os estudantes de Informática de todo o país. Com o sucesso deste projecto pioneiro, a sua realização foi “acarinhada” por mais 8 núcleos de estudantes, regressando “a casa” em 2010, para a sua 5ª edição. A criação do ENEI acabaria por trazer experiência e processos para a equipa que acabariam por impulsionar todas as atividades que desde aí foram organizadas.
2009
Divulgação das Secções Desportivas da AAC
Como todos bem sabemos, a comunidade do DEI não tinha nem tem, como característica nuclear, boas práticas de exercício físico e portanto, em 2009, fazendo juz à relação com a AAC, o NEI/AAC divulgava as secções desportivas que, tal como o Núcleo, eram parte integrante da Academia.

Natal no NEI
Em 2009, já com um logotipo idêntico ao dos nossos dias, o Natal já representava um motivo de festejos para a comunidade do DEI. Estes mesmos motivos seriam fundamentais para o aparecimento do que conhecemos hoje como “Quinzena Natalícia”, com atividades culturais e desportivas para toda a comunidade e sempre com cariz social, próprio da época.
2010
Encontro Nacional de Estudantes de Informática
Depois do sucesso do ENEI em Coimbra, o Encontro viajou até Évora, Guarda e Aveiro, tendo ao longo dos anos atraído diferentes patrocínios, parcerias e oradores e aumentando o número de participantes. Em Outubro de 2009, o NEI/AAC vence o concurso que lhe atribui a organização do ENEI 2010, após um ano de interregno, sobre a bandeira "Mais Conhecimento, Mais Networking, Mais Animação" e com o tema “Tecnologias Emergentes” entre os quais se destacaram os sub-temas: Sistemas Ubíquos, Segurança Web, Aplicações Web, Computação de Alto Desempenho, Inteligência Artificial e Empreendedorismo.
2011
Gala Pixel d’Ouro
Com a criação de novos processos e valor nas equipas que ano após ano passaram pelo Núcleo, surge, em 2010, como fruto da constante procura de novas ideias e formas de complementar a experiência de todos os que pelo Departamento passaram, o primeiro baile de gala de toda a Associação Académica de Coimbra. Tendo sido rapidamente uma ideia apadrinhada de forma generalizada pela maior parte dos outros núcleos estudantis, tinha e tem como objetivo juntar alunos, docentes e não-docentes na atribuição de prémios honoríficos como Personalidade do Ano, Docente do Ano ou, mais informalmente, Caloiro do Ano.
2012
Encontro Nacional de Estudantes de Design
Com a experiência adquirida com a organização do ENEI 2010, o NEI lançou-se num novo desafio: o I Encontro Nacional de Estudantes de Design. Com o tema "X marks the start" — "X marca o começo", procurou não só estabelecer uma ruptura com aquilo que tinha sido feito até ao momento a nível do Design académico nacional, mas também marcar o início de uma era de mais dinamismo.Este ENED propôs aos participantes um contacto com realidades totalmente distintas, mas com um propósito comum: elevar o nível do Design em Portugal.
2014
Alteração Pedagógica no Curso de LDM
Dezasseis anos após as primeiras Jornadas Pedagógicas, o NEI/AAC conseguiu uma pequena mas grande vitória para a comunidade de alunos de LDM, apresentando nas Jornadas Pedagógicas inúmeros problemas de estrutura identificados através dos inquéritos pedagógicos e consumados com propostas, elaboradas pelo pelouro de pedagogia, de resolução desses mesmos problemas; estas propostas levantaram e fomentaram o debate entre professores, alunos e coordenação de curso resultando na troca das cadeiras de TI e BD e também na adaptação das cadeiras de IRC e TC

Shift APPens
Contando desde a primeira hora com a cooperação da jeKnowledge, júnior empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, o Núcleo lançou uma nova aposta que viria a ser marcante para os anos que se seguiriam. Com um ambiente descontraído e completamente invulgar para este género de eventos, o I Shift APPens viria a acontecer em Fevereiro do mesmo ano, passando a fazer parte não só do calendário de todas as equipas organizadoras, mas também de todos os participantes, durante vários anos.
2015
Encontro Nacional de Estudantes de Informática
Sob a alcunha 1010ENEI, o Encontro Nacional de Estudantes de Informática celebrou a sua 10ª edição, mais uma vez em Coimbra, propondo elevar-se das anteriores edições através de um programa com maior foco no networking, destacando-se também pela captação do interesse do tecido empresarial e outro tipo de instituições. Esta edição, para além de ter apresentado um enorme aumento de participantes, proponha uma visão sobre o futuro da Informática, tendo principal destaque na sessão Informática 2020. Esta sessão esteve aberta não apenas aos participantes do ENEI mas a todos os interessados no tema. Ao longo do evento, os mais de 450 participantes puderam contar com workshops, palestras, painéis de discussão e também uma forte componente de animação formativa, com temas como Tipografia para Web, Segurança, Unity 3D, Painel de Jogos Indie e até Nutrição para Geeks.
2016
Encontro Nacional de Estudantes de Design
Quatro anos depois da sua primeira edição, o ENED volta à cidade onde tudo começou, tendo o NEI apresentado uma candidatura forte que convenceu de forma consensual o painel avaliador. O conceito escolhido foi “Do ensino à prática”, salientando a importância de aprender com os profissionais da área, de forma a aproveitar toda a sua experiência e perceber o que é esperado de um designer em contexto real. A mudança do local do evento, do Pólo II para a Baixa de Coimbra, foi também importante para o seu sucesso, levando os estudantes para o seio da cultura Coimbrã.

Ultra Gaming Fest
Como a irreverência dos estudantes não tem necessariamente que ter um fim, em 2016, o Núcleo volta-se a lançar no desconhecido e criou, em conjuntos com alguns dos “amigalhaços” do Pólo II, uma lan party que viria, mais uma vez, a marcar os calendários das equipas do NEI dos anos posteriores. Apesar de “fugir” um pouco dos princípios orientadores para as atividades do Núcleo, foi entendida como uma evolução natural das coisas, sendo que o instinto de gamer passou a ser parte integrante tanto da vida como da atitude da comunidade do Departamento.
2017
Agora
Hoje, celebramos o XX aniversário do Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra. Um núcleo que, desde o primeiro dia de existência, esteve ao lado dos estudantes, na sua representação pedagógica e de saídas profissionais mas também na dinamização de atividades envolventes de toda a comunidade. Hoje, relembramos o passado, não só com um sentimento de elevação, mas também com esperança de escrever mais e cada vez melhor futuro nos próximos 20 anos do núcleo de todos os estudantes do Departamento de Engenharia Informática. Hoje, perpetuamos essa esperança.