O Funcionamento ATA...
- A grande razão que levou a que este interface se tornasse no mais popular e utilizado em computadores pessoais e portáteis foi a sua relativa simplicidade e baixo custo.
- O bus ATA é independente do microprocessador do sistema e do bus deste. Somente dois dispositivos podem ser conectados a um cabo ATA e apenas pode ser conectado a um canal. A maior parte das motherboards vêm com interface ATA. Normalmente este interface é referido como o controlador ATA, o que é incorrecto. O interface presente nas boards, é somente um adaptador de modo a permitir a ligação de um dispositivo ao computador. Assim o controlador encontra-se num circuito integrado no dispositivo a conectar (normalmente discos rígidos). Por esta razão chama-se também a este interface Integrated Drive Electronics (IDE)...
- Os dipositivos IDE usam um cabo desigando por cabo IDE ("ribbon cable") para a ligação à board. Estes são constituidos por 40 ou 80 "fios" (pequenos cabos condutores). Cada cabo tem um conector nas terminações e outro sensivelmente a 2/3 da distância entre a board e o dispositivo. Este não pode exceder os 46cm de comprimento total de modo a manter a integridade de sinal.
- Como é mostrado na figura ao longo de um lado do cabo está um risca, que identifica que aquele "fio" está ligado ao pino 1. O fio 20 não está ligado a nada, até porque nem existe pino nessa posição, sendo utilizado para assegurar que o cabo está ligado à drive na posição correcta. Outra das seguranças que é utilizada para garantir ocorrecto posicionamento do cabo é a utilização de um pequeno quadrado de plástico no topo do conector que encaixa directamente num espaço apropriado no conector do dispositivo (cable key).
- Como já foi dito apenas 1 ou 2 dispositivos podem ser ligados a um cabo IDE. No caso de estarem ligados 2 dispositivos a um cabo, um é designado Dispositivo 0 e outro Dispositivo 1. Para a maior parte das transferências, os dois dispositivos comportam-se de igual forma, no entanto como o bus ATA não é arbitrário, o dispositivo 0 tem responsabilidades adicionais no que diz respeito a gerir os diagnósticos e alguns sinais de controlo. Na figua seguinte mostra-se uma configuração do bus, que consiste na ligação num controlador I/O e dois discos rígidos:
- Qualquer drive nesta configuração pode ser designada como Dispositivo 0 ou 1, dependendo da sua localização no ATA bus. Actualmente, o bus ATA tem 16 linhas de dados e pode transferir a várias velocidades usando um de muitos modos PIO (Programmed Input/Outout), DMA (Direct Memory Acess) e Ultra DMA.
- Devido à limitação de comprimento dos cabos, a utilização deste interface fica limitada a conecções internas. Com o aparecimento de novos dispositivos ligados ao bus ATA, como por exemplo CD-RW, DVD-ROM e drive ZIP, esta limitação pode prejudicar a utilização deste interface no futuro próximo.