Realiza-se todos os anos  na cidade de Viseu desde 1510 num espaço amplo, reservado por ordem do rei, a Feira Franca.
    Em Agosto e Setembro, a Cidade vive em Festa. As ruas enchem-se de luzes coloridas, preparam-se os petiscos e a música e os foguetes indicam o inicio de longas noites de Festa.
 Da pedra e da argila, das varas dos castanheiros, dos juncos e canas das margens dos ribeiros, do metal, da madeira, da lã e do linho, as mãos sabedoras fazem uma das riquezas desta região:O Artesanato.Para a feira, trazem os produtos que as mãos habituadas ao trabalho na terra, fizeram.
Escontra-se de tudo um pouco, desde esteiras e cestos de vários feitios em palha, verga e vime.Artefactos em estanho e em cobre que recuperam e reinventam formas antigas. Utensílios em ferro e 
chapa, rendas e bordados.Tecidos e mantas de lã e de linho, tapetes e mantas feitos com retalhos.Pratos, vasilhas e figuras de barro. Flores de papel, meias, gorros, camisolas e outros agasalhos em lã.
E, depois de uma noite bem passada com boa companhia, se entretanto o dia vier nascendo, talvez apeteça seguir o cheiro a pão acabado de cozer para aconchegar o estômago antes de recolher.

      PÁGINA ANTERIOR                   PRINCIPAL