8. O rótulo VCI

Os rótulos VCI são posse dos nodos da rede, e tornam-se aleatórios tão rapidamente como as conexões vem e vão. Os rótulos VCI são manejados para um utilizador conectado, e não podem ser assumidos como tendo outra distribuição que não seja aleatória.

É possível ter certos rótulos VCI reservados, similares no conceito de 'definições de porto bem conhecido de UDP e TCP', como identificadores para serviços especiais bem conhecidos que podem ser fornecidos pela rede. De qualquer maneira, muito poucos podem ser assumidos como rótulos VCI determinados dinamicamente para a maior parte das conexões relacionadas com o utilizador.

É improvável que o fornecedor do serviço aceda a algum pedido especial requerido por um serviço para alocar pedaços de rótulos VCI, a menos que a própria rede seja possuida pelo requerente do serviço. Além disso, o espaço de endereçamento dos rótulos VCI é limitado para 24 bits e desenhado apenas para identificar as conexões entre dois pontos numa ligação simples. O espaço de endereçamento desaparecerá, preferivelmente muito depressa se os clientes começarem a requerer porções de rótulos VCI para as suas próprias semânticas.

Se existe uma necessidade específica de assumir semânticas para os rótulos VCI fora da rede ATM, i.e. requerer que seja dentro de uma certa gama de valores na conexão do utilizador no UNI, é provavelmente melhor fornecer uma visão na tabela no hardware dentro da conexão do utilizador que pode mapear o rótulo VCI aleatoriamente assumido pela rede para n bits do novo rótulo, para quem a conexão do utilizador pode assumir as suas próprias semânticas para o seu conteúdo.


Página seguinte ...


Voltar à página inicial ...