3. Desafios na implementação de WANs

Existem duas grandes questões a ter em conta na escolha da WAN a implementar: seleccionar os serviços de WAN correctos e escolher o equipamento mais adequado.

Selecionar os serviços WAN está-se a tornar cada vez mais complexo. O número de serviços WAN disponíveis continua a crescer, mas nenhum serviço aparece como respondendo a todas as necessidades e situações. Os gestores das redes tem que fazer constantemente compromissos entre custo, performance e disponibilidade. Por exemplo, as linhas dedicadas digitais tem grande disponibilidade, mas são muito caras, especialmente para aplicações que não necessitam de enviar ou receber dados continuamente. Os serviços de pacotes - tais como X.25 - podem estar mais disponíveis, mas oferecem uma pequena largura de banda. E enquanto os serviços de pacotes - tais como o ISDN - oferecem uma grande largura de banda, eles não estão ainda disponíveis em todo o lado, e podem-se tornar caros quando não usados correctamente.

Para complicar ainda mais o dilema, podem haver grandes variações no preço e disponibilidade de um mesmo serviço de região para região. Por exemplo, o ISDN pode estar disponível agora, mas já não estar daqui a uns tempos. Se está disponível, as tarifas podem variar imenso de um fornecedor de serviço para outro. A longo prazo, o aumento da concorrência resultará em preços mais baixos e maior flexibilidade, mas será importante para as empresas procurar estratégias para as WANs que levem a investimentos em mais do que um serviço para obter flexibilidade á medida que os serviços e o mercado vão evoluindo.

A flexibilidade é por isso importante na selecção do equipamento, tal como os routers. Enquanto for vantajoso mudar ou reconfigurar os serviços WAN frequentemente para adaptar á mudança de tarifas e a minimizar os custos da WAN, não se comprará novo equipamento WAN. Se o processo de instalação do novo equipamento é complexo e caro, as empresas podem achar mais fácil e mais barato manter a configuração existente absorvendo o aumento da tarifa, em vez de mudar de serviço. É apenas quando o equipamento permite flexibilidade que as empresas podem verdadeiramente desenhar as suas WANs para melhor satisfazer as necessidades informáticas gastando pouco dinheiro.


Página seguinte ...

 

Voltar à página inicial ...