6. Implementação

Tal como referido anteriormente, o DQDB foi implementado na Austrália pela QPSX Communications, uma joint-venture entre a Telecom e a Unicom. Inicialmente a Telecom possuia 60% da sociedade, mas depois aumentou para 74%. A Telecom fornece a rede pública sob o nome Fastpac, enquanto a QPSX é responsável por construir o equipamento da MAN, o equipamento de permuta QPSX QX 1.0 e as licenças regulamentares no exterior.

O permutador QPSX QX é capaz de suportar voz, vídeo, e formatos de dados das LANs. O permutador suporta tanto os serviços de connection como connectionless. As ligações para outras redes também podem ser fornecidas. O QX 1.0 não é completamente compatível com o padrão IEEE 802.6, tendo sido desenvolvido concorrentemente com esse padrão. Apesar disso, o QPSX havia prenunciado que os futuros produtos estariam em completa conformidade com o padrão 802.6. Isto também garantia a conformidade dos produtos QPSX com os serviços padrão B-ISDN, desde que o padrão IEEE 802.6 esteja alinhado com o ANSI e o CCITT B-ISDN.

A hierarquia do equipamento QPSX é mostrado na figura 6.1. Existe uma clara divisão entre o equipamento mantido como propriedade do cliente (terminais, servidores, etc.) e o sistema de permuta pública da MAN. O interface entre as redes pública e privada é a via de acesso do cliente à rede (CAN-Customer Acess Network). Existem três tipos base de aparelhos, clusters dos clientes, edge cluster e routers da sub-rede (referente á figura 6.1).

Fig. 6.1 - Equipamento QPSX.

No cluster do cliente, o cluster é propriedade do utilizador e fornece o ponto de conexão entre o equipamento do cliente e a MAN. O equipamento é ligado via módulos de interface colocados na unidade de interface de rede do cliente (CNIU-Costumer Network Interface Unit) enquanto as unidades de acesso de permuta de circuítos (CSAU-Circuit Switched Acess Unit) são usadas para serviços de dados isócronos, tais como telefones digitais. CNIUs e CSAUs realizam funções específicas para as suas aplicações, tais como multiplexagem. LANs ligadas a CNIU são chamadas módulos de ponte LAN, e estão disponíveis para suportar um número de diferentes LANs, tais como:

- StarLAN 1;
- 10 Base-T;
- 802.4 MAP (token bus);
- IEEE 802.5 fonte de encaminhamento de procedimentos;
- FDDI.

O segundo tipo de aparelhos QPSX é o edge cluster. Ele está localizado no permutador do telefone local e fornece a conexão ao escritório de permuta da MAN. Contém o mesmo tipo de unidades precisas para unir o edge cluster. Um edge cluster pode suportar múltiplos clusters dos clientes ao longo de uma simples CAN.

O interface final é o router da sub-rede. Ele é usado para conectar as várias sub-redes QPSX. Estas sub-redes podem operar a diferentes velocidades e ter configurações de dual bus diferentes. Os routers fazem parte da rede pública. Os routers adicionam os seus próprios cabeçalhos aos pacotes que viajam entre as várias sub-redes.


Página seguinte ...


Voltar à p&aacutegina inicial ...