Programa CoVis - Learning Through Collaborative   
                              Visualization

CoVis é um projecto que envolve milhares de estudantes, centenas de professores e dezenas de investigadores e cientistas que cooperam para melhorar o ensino das ciências nas escolas secundárias e nas universidades dos Estados Unidos. Fazem-no, aproximando o ensino das ciências ao que na realidade se faz num laboratório de investigação e explorando as novas tecnologias de comunicação.

O objectivo é criar comunidades de ensino semelhantes às comunidades cientificas, que colaboram constantemente na troca de conhecimento e informação, sendo esta colaboração suportada pelas tecnologias de comunicação. Mas tendo sempre em mente o plano curricular das cadeiras de ciências, pois os projectos realizados através do CoVis são uma forma de ajudar na compreensão das matérias leccionadas e de por em prática os conhecimentos nelas adquiridas.

Este projecto é composto por investigadores que colaboram no ensino das ciências na universidade Northwestern em Chicago, no Departement of Atmospheric Sciences, na universidade de Illinois em Urbana-Champaign, no Exploratorium em San Francisco e no Bellcore em New Jersey.

O projecto CoVis explora os potenciais das novas tecnologias de comunicação para permitir que os estudantes possam trabalhar colaborativamente com outros estudantes, professores e cientistas, resultando deste trabalho a construção de uma comunidade electrónica distribuída, dedicada à aprendizagem das ciências.

O projecto CoVis disponibiliza aos estudantes uma vasta gama de ferramentas para comunicarem colaborativamente, entre as quais : vídeo conferência, ambiente com software partilhado para permitir uma colaboração em tempo real nas comunicações remotas, acesso aos recursos da Internet, sofware de visualização cientifico,... . Para além de usar as novas tecnologias, permite o desenvolvimento de novos programas curriculares para as escolas, mas também o desenvolvimento de novas pedagogias de ensino.

Um dos objectivos do projecto CoVis é conseguir que os estudantes comuniquem remotamente. Os actuais locais de trabalho dos cientistas suportam comunicação remota em tempo real e, por natureza, são colaborativos. No ambiente científico, em particular, investigadores estão a utilizar as novas tecnologias de comunicação para suportar a colaboração, pois as novas tecnologias de informação permitem-lhes diminuir as distâncias. Foi com base nisto que o projecto CoVis escolheu utilizar as potencialidades das tecnologias de rede para ligar varias escolas por todo o pais num ambiente de colaboração.

O objectivo, com o uso de tecnologias de rede e de software que permita a criação de um ambiente de colaborar, é não só o de permitir que os alunos trabalhem remotamente uns com os outros, mas também o de criar uma espécie de relação, em que os cientistas com mais experiência e conhecimento, acompanham o trabalho dos alunos, guiando-os e explicando-lhes eventuais dúvidas.


Um dos projectos levados a cabo pelo CoVis é :

"The Weather Visualizer"

 O "The Weather Visualizer" é uma ferramenta que permite examinar as condições meteorológicas através de todos os Estados Unidos. Ao usar esta ferramenta os alunos podem observar um grande conjunto de imagens relativas às condições do tempo. A informação disponibilizada pelo "The Weather Visualizer" é a mais recente possível, pois para o efeito existe :

Ø   um satélite a enviar constantemente imagens;

Ø   mapas disponibilizando pressão, temperatura, direcção dos ventos e intensidade a diferentes altitudes, orvalho, visibilidade, etc. Os alunos podem utilizar estes dados para elaborar os seus próprios mapas e podem também selectivamente ver qualquer região dos Estados Unidos;

Ø   relatórios actualizados sobre as condições locais que são difundidos para todos os estados;

Ø   ...

Com estes dados, o "The Weather Visualizer", permite também aos alunos desenhar os seus próprios mapas, efectuar previsões e expor as suas interpretações (pois uma óptima forma de aprendizagem é explicar aos outros aquilo que se está a fazer ou fez).

As previsões realizadas pelos estudantes são acompanhadas por investigadores especializados, aos quais os estudantes podem pôr questões. Mas outros alunos, mesmo de escolas remotas, também podem pôr questões, o que por vezes leva à criação de um fórum de discussão, no qual entram alunos, professores e investigadores/cientistas, sendo a comunicação possibilitada pela Internet. Todo este ambiente de colaboração é criado com o objectivo dos estudantes aprenderem a realizar previsões e mapas, mas também para que os alunos se vão ambientando com a realidade da investigação cientifica. Só se aprende a fazer alguma coisa fazendo-a.

A perspectiva para o futuro do projecto CoVis é usar ambientes de ensino onde as comunicações da próxima geração e as tecnologias informáticas permitirão aos estudantes, professores, cientistas e outros profissionais trabalhar em conjunto em comunidades virtuais focadas no ensino das ciências.

Actualmente, o CoVis é um modelo de educação cooperativa baseada nas tecnologias de informação e comunicação, envolvendo algumas escolas e universidades dos Estados Unidos, mas o desafio é alargar este nova forma de ensino a todas as escolas e universidades nacionais.


bw.jpg (813 bytes) Home Indice Sugestões & Dúvidas fw.jpg (795 bytes)