O "BOOM" da rede

A Internet é sem dúvida a economia com maior crescimento no mundo em termos do seu número de utilizadores e fontes de informação. Para isto contribui o facto de esta se ter tornado no meio de comunicação principal dos seus utilizadores e o local de onde estes retiram mais informação, e também o acesso rápido e cada vez mais fácil às ferramentas necessárias para a sua utilização.
De tal forma que Cronin em 1994 afirmou: "the impact of high speed global comunication on research and education is already so profound that The Internet has beem dubbed the second Gutenberg revolution." No entanto esta rede global não é exclusivo do mundo académico e científico. As empresas, pequenas ou grandes, apostam cada vez mais nas capacidades da Internet para diversos fins, desde a comercialização de produtos, ao apoio a clientes, à publicidade on-line, à expansão dos seus mercados, entre outros. As multinacionais por exemplo, beneficiam do facto desta rede lhes oferecer um meio barato, eficaz e confiável de comunicação. Como se pode ver no gráfico 1, o volume da Internet está a crescer cerca de 100% ao ano desde 1992, o ínicio da World Wide Web. Este crescimento espantoso deve-se a vários factores, mas principalmente ao facto da WWW permitir ao utilizador, muito facilmente, ter literalmente o mundo na "ponta dos dedos", e a baixo custo, e também ao facto de não ser necessário ter um tipo especial de hardware ou software para se aceder, i.e., seja um utilizador de Macintosh ou Windows, ou Unix, existe software em todos os sistemas que lhe permitem aceder à Internet.
Mas à medida que este volume aumenta, aumenta também a probabilidade de haver grandes períodos de espera e perda de mensagens. Afinal de contas, a capacidade de suporte de informação da Internet, não é infinita, e este aumento desregrado de volume acarreta certas consequências.

Gráfico 1 - Aumento do nº de Hosts de 1992 até hoje
A Internet tem sido o acontecimento da década. O seu rápido crescimento forçou a estrutura geral de comunicações desde a rede telefónica local às estruturas mais abrangentes. As suas infraestruturas têm de ser melhoradas, se o seu ritmo de crescimento alucinante se continuar a verificar no futuro. O problema é imenso, já que involve milhões de utilizadores e biliões de dólares de infraestruturas controlados por cerca de uma dúzia de conglomerados.

[ Voltar à Parte Anterior ] [ Próxima Parte - Problemas de Trânsito ]