Glossário
ALU (Arithmetic Logic Unit)
Circuito de alta velocidade da CPU que efectua cálculos e comparações. Números são transferidos da memória para a ALU para cálculo, e os resultados são enviados de volta para a memória. Dados alfanuméricos são enviados da memória para a ALU para comparação.
Arquitectura de Computador
O projecto de um sistema de computador. Ele define os padrões para todos os dispositivos que se conectam a ele e todos os softwares que são executados nele. É baseado no tipo de programa que será executado (comercial, científico) e no número deles que pode ser executado ao mesmo tempo. Inclui componentes e recursos como o conjunto de instruções, barramento interno, memória cache, RISC versus CISC, memória e capacidade de armazenamento, memória virtual e tolerância a falhas.
CPU (Central Processing Unit)
Dispositivo interno do computador responsável pelo processamento, controle, interpretação e execução das instruções provenientes de um programa.
Latência
Tempo que uma unidade de informação leva a percorrer um dado meio de comunicaçõa. Pode-se, por exemplo, dizer que o tempo de latência de um satélite VSAT é de 300 ms, o que significa que um caractere enviado a partir de um ponto leva 300 ms a chegar a outro, passando pelo satélite.
Microprocessador
CPU alojada em um único chip. Os microprocessadores modernos têm mais de 1 milhão de transistores em um circuito integrado com pouco mais de cinco centímetro quadrados. Os microprocessadores são o coração de todos os computadores pessoais. Quando a memória e a corrente elétrica são acrescentadas ao microprocessador - excluindo-se os periféricos -, todos os elementos necessários para a existência de um computador estão presentes.
Palmtop
Um computador suficientemente pequeno para ser segurado com uma das mãos e operado com a outra. Os palmtops podem ter teclados específicos para aplicativos de entrada de dados ou um pequeno teclado "qwerty" (teclado comum). O palmtop foi desenvolvido por Jeff Hawkins e lançado pela Palm Computing, hoje Palm Inc., em 1996, inicialmente com o nome de Pilot. Sucesso comercial, tornou-se sinônimo de computadores de mão.
PDA (Personal Digital Assistant)
Um computador portátil que serve como uma agenda ou bloco de notas electrônico e inclui recursos tipo entrada com caneta, transmissão sem fio para um serviço celular ou sistema desktop.
Pipeline
Uma categoria de técnicas que fornecem processamento, simultâneo ou paralelo, dentro do computador. Ele se refere a sobrepor as operações através da movimentação de dados ou instruções para um canal conceptual com todos os estágios do canal processando simultaneamente. Por exemplo, enquanto uma instrução está sendo executada, o computador está descodificando a próxima instrução. Nos processadores vectoriais, diversas etapas de uma operação de virgula flutuante podem ser processadas simultaneamente.
SDRAM (Synchronous DRAM)
Memória DRAM de alta velocidade que pode transferir blocos de dados não contíguos a 100 MBytes/seg.
TFT - LCD (Thin Film Transistor - Liquid Crystal Display)
Tela de Cristal Líquido é uma tecnologia de telas que usa moléculas cilíndricas (cristais líquidos) que fluem como líquido e desviam a luz. Quando não estão energizados, os cristais direccionam a luz através de dois filtros polarizadores, permitindo que apareça uma cor de fundo natural. Quando são energizados, eles redireccionam a luz que é absorvida por um dos polarizadores, mostrando a aparência escura dos polarizadores cruzados. Quanto mais moléculas forem torcidas, melhor será o contraste e o ângulo de visão.
Touch Screen
Tela de vídeo sensível ao toque que usa um painel transparente sobre a superfície da tela. O painel é uma matriz de células que transmite informações de pressão para o software.
USB
Trata-se das iniciais de "Universal Serial Bus", ou "Porta Serial Universal". É um novo recurso disponível para os PC´s que permite a conexão de diversos periféricos distintos (impressoras, monitores, scanners, etc.) em um mesmo local. A vantagem deste tipo de porta é a uniformização (alguns modelos de computadores já estão saindo de fábrica com entradas USB substituindo aquela parafernália de plugues e tomadas no painel traseiro) e a velocidade (a comunicação entre periféricos conectados ao computador por uma porta USB é bem mais rápida que pelas portas seriais e paralelas comuns).
Referências:
FREEDMAN, Alan;1995; Dicionário de Informática; Makron Books
http://planeta.terra.com.br/informatica/dicinfo/ntoz.htm
http://www.centrodeinformatica.hpg.ig.com.br/Ciencia_e_Educacao/1/interna_hpg10.htm
http://www.sc.sucesu.org.br/images_cli/glossario.htm
http://www.dicweb.hpg.ig.com.br/index.htm