Processo de decisão de Marketing |
O que é o Marketing Mix? |
Definição de Objectivos |
Os objectivos são essenciais para esboçar uma estratégia eficaz. Estes podem ser de ordem:
Para coordenar os pontos fortes com as oportunidades que surgem no mercado, há que fazer o "Planeamento de Marketing" |
O ciclo de planeamento de Marketing |
Análise interna e externa:
Avaliação Externa:
Avaliação Interna:
Exemplos:
Pontos fortes |
Pontos fracos |
Oportunidades |
Ameaças |
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Balanço Geral do Planeamento |
Dentro da empresa |
No ambiente |
Pontos fortes + Pontos fracos - |
Oportunidades + Ameaças - |
+ informação -> - risco nas decisões |
Planear |
A matriz BCG - Boston Consulting Group |
Portfolio de produtos (Modelo BCG)
Matriz de Portfolio de Produto/Ciclo de vida
Questões:
Sequências mal sucessidas na evolução de um produto
"O ponto crítico da gestão da carteira de produtos da empresa acontece quando ela só conta com produtos na fase de maturidade avançada sem perspectivas de substituição por "estrelas" em desenvolvimento. E este é um aspecto que recomendo à reflexão dos gestores..." |
O ciclo de vida de um produto |
NOTA: as diferentes fases do ciclo de vida de um produto exigem diferentes estratégias de Marketing! |