Humberto Neves

 

HomePage

 

Home ] Up ] Discussões ] Camping ] [ Best ]

 

 

 

 

Hit Counter

 

Management Information Systems

Summer Course 97 - Timisoara

 


 

Este curso de verão foi leccionado em Timisoara (Roménia), na Universidade Politécnica entre os dias 17 e 31 de Agosto de 1997 no âmbito do BEST. Os pontos seguintes descrevem sucintamente como foi este curso.

  1. Sobre Timisoara
  2. As Aulas e Visitas
  3. Vertente Social e Cultural
  4. Fotos

 


 

Sobre Timisoara

Timisoara é uma das maiores cidades Romenas situada a oeste com cerca de 400.000 habitantes. Atendendo a documentos datados de 1212, a cidade tem vindo a preservar parte da sua antiga fortaleza e do seu castelo (ambos do séc. XIV). No séc. XIX novos desenvolvimentos aconteceram. Timisoara foi a primeira vila europeia a usar luz eléctrica nas ruas (1884) . Dados recentes indicam que Timisoara é dos maiores centros económico, científico e cultural nesta parte da Transilvania . Em Dezembro de 1989, foi aqui que começou a revolução com o espírito de liberdade e democracia.

 


 

As Aulas e Visitas

Ao longo deste curso estavam programadas aulas durante as manhãs e as tardes de cada dia (algumas aulas de tarde em laboratório) e algumas visitas a companhias estabelecidas na cidade. Durante as aulas falámos essencialmente de 3 questões, cada uma delas dada por um professor diferente: Marketing, Sistemas de Informação (SI) em geral e gestão de Recursos Humanos em trabalhos de grupo.

As aulas de marketing incidiram mais sobre marketing de produtos, conversámos acerca do que é 'bom' e 'mau' marketing, e a importância e impacto que este tem na imagem de uma organização. Fizémos um pequeno exercicio onde pudémos discutir sobre o que deve ser uma boa argumentação, neste caso, sobre venda de produtos. Em seguida falámos acerca de SI, onde se fez uma breve introdução ao assunto, na qual se tentou definir e perceber o conceito. Esboçou-se alguns esquemas sobre SI e conversámos acerca de um SI genérico para um tipo de organização genérico de produção industrial. Acerca de gestão de recursos humanos e de trabalho colectivo, aliás um tema dado de uma forma muito interessante, as aulas foram totalmente práticas. Desde o descobrir da nossa personalidade (através de um exercicio de sinceridade), passando por exercicios de psicologia de grupos até exercícios de trabalho em grupo, foi tudo muito interessante. As aulas de laboratório foram acerca de gestão de projectos. Testámos software específico para determinados projectos e através de uma ferramente de gestão de projectos fizémos o planeamento de um projecto imaginado por nós. No meu caso foi o ciclo de produção de vinho.

As visitas que se efectuaram às companhias (P&G, ABB e Alcatel) foram bastante interessantes. Aí tínhamos contacto com casos reais, onde pudémos conversar com os responsáveis das áreas a visitar e questioná-los sobre o funcionamento dos seus sectores e os respectivos fluxos de informação e sistemas que os gerem.

 


 

Vertente Cultural e Social

Estes cursos são também uma forma muito valiosa de intercâmbio cultural e social. Desde o facto de contactarmos com gente muito diversa, falando sempre em inglês e aprendendo algumas palavras de romeno no dia-a-dia e nas aulas, as interessantes conversas entre os colegas dos vários países - o contacto com os seus hábitos e o conhecer terras, ambientes e cheiros diferentes foram alguns dos muitos factores que tornam os SC importantes no enriquecimento cultural de cada pessoa. Nas aulas dadas pelos professores apenas um decidiu falar em inglês, apesar das dificuldades. Todas as noites existiam festas culturais (festival internacional de música, gastronómico, ...), e quando havia algum tempo livre durante o dia tínhamos visitas guiadas, ou não, à cidade.

 


 

The Abillity in Making Argumentation
1. A good argumentation means:
A. To indicate the clients all the qualities of the product?
B. To explain the clients the usage methods?
C. To now the product in detail ?
D. To show the clients the advantages they can obtain?
2. The argumentation:
A. It is made at the beginning of discussions?
B. It is made at the end of discussions?
C. It's a middle phase?
D. It's the very hart of the sellings?
3. The price of the product:
A. It must be mentioned at the beginning of the discussions?
B. It must be mentioned at the end od the discussions?
C. It is established analyzing all the advantages of the product?
D. It may be indicated at any moment?
4. If the client asks for discount:
A. It means he wants to pay less?
B. It means he doesn't want to buy?
C. It means he wants the real price?
D. It means he doesn't appreciate the product at its own value?
5. The objection means:
A. The client doesn't want to buy?
B. The salesman didn't do his job?
C. The client just pretends buying the product?
D. The client doesn't totally agree?
6. The best way of answering the objections:
A. To pretend not hearing them?
B. To make the client to give himself the answer?
C. To explain step-by-step?
D. Which are the qualities of the product that fulfill the client needs?
7. For the seller, an objection is an oportunity to:
A. There is no hesitation?
B. He (seller) is right?
C. The product is one of the best ones?
D. Which are the qualities of the product that fulfill the client needs?
8. In your opinion at the end:
A. The client makes his own choice?
B. The seller must make the client willing to buy?
C. The seller must determine the client to buy?
D. The seller must obtain the final decision of buying from the client?
 
Group Avaliation
This table is normally crossed with others columns (names of the group elements) to making each avaliation.
Functions

regarding the

group tasks

 
Initiative: having ideas, proposing tasks
Searching information: asks, requesting facts and ideas
Giving information: facts, ideas, gives credibility
Clarifies and identifies the confusions
Resuming: analyse, re-establish, offers conclusions
Verifies the agreement: checking the group opinion
Function of

maintaining the

group

Harmonise: reducing tensed situations
Giving opportunity: assuring everebody participation
Encourages: being friendly, warm, understanding
Conciliates: accepting the mistakes done by the others and by himself
Regulates: making rules, lows, establishing limits
Individual tasks
Blokes: breaking the agreement
Dominates: speaking more than the others
Unreliable: making jokes for getting the attention of the others
Unsecured: trying to find answers for the personal questions
 

 

Fotos

1. Here we are listening the guide. Peter is very regardful, and "terrone" (Ettore) very tired.

2. Sebastiano, his guitar and the singers.

3. The swedish boys, me, and the 2 little chicks an the floor.

4. Ivan, Cris and Inês doing the 'sangria'.

5. The Romanian folk dance and song before the eating part of the International Festival of food.

6. Erik, Imma and me on the clock.

7. The visitants of the museum.

8. The game of the 'vodka around the vodka'.