Ensino
Online
Helder Lameiras Sousa, 19 de Dezembro de 1997
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
PORTUGAL
Indíce
Resumo
A necessidade de obter conhecimento
Ensino Online - "Uma inovação no ensino"
Ensino Online - Métodos
Como criar um curso Online
O instrutor
O estudante
O material
Os suportes
Cuidados a ter
Conclusão
Bibliografia
A World Wide Web tem o potencial de revolucionar o ensino e incrementar
as oportunidades educacionais, permitindo uma cobertura mundial com uma
redução enorme de custos em relação aos métodos
convencionais de ensino. Falta no entanto ainda algum tempo até que
se consiga tirar todo o partido da Web em matéria de ensino. Mas existem
já bastantes indícios de que será uma forte tecnologia
educacional num futuro próximo.
Procuro com este trabalho chamar à atenção para a generalidade dos principais métodos e dos cuidados a ter no desenvolvimento de cursos online.
A necessidade de obter conhecimento
Hoje em dia, e mais no futuro próximo, o conhecimento é
um bem de valor inestimável, estritamente necessário para quem
procura crescer, pessoal, profissional e economicamente.
Com a abertura da Internet a todo o mundo, a quantidade de informação disponível aos cidadãos aumentou a tal nível que praticamente todos os temas (para não dizer todos) são abrangidos. Assim sendo, poderíamos dizer "Se queremos aprender, vamos à Internet e já está ...".Mas as coisas não são assim tão simples.
Ao ritmo que a informação cresce na Internet (praticamente de uma forma exponencial) é já hoje e será cada vez mais difícil encontrar informação correcta e fidedigna. O volume de informação é tal que quando procuramos um tema num motor de busca, podem aparecer-nos milhares de entradas possíveis, das quais uma elevada percentagem é "puro lixo".
Filtrar toda essa informação por forma a transformá-la em conhecimento, no seu sentido mais directo, não é tarefa fácil, isto para não falar do tempo necessário para efectuar tal tarefa que será com certeza enorme.
Mesmo que consigamos efectuar uma boa pesquisa e adquirir um bom nível de conhecimento num determinado assunto; Como o vamos provar à Sociedade?; Como convencer as empresas de que adquirimos capacidades nesse tema ?.
Torna-se assim necessária a existência de centros de conhecimento, que analisem e filtrem a informação disponível, transformando-a em Saber, que o difundam e forneçam meios de provar à Sociedade as capacidades adquiridas, nomeadamente diplomas e certificados de reconhecimento nacional e internacional.
Ensino Online "Uma inovação no ensino"
A característica mais inovadora do ensino online, é sem
dúvida o seu sistema, que é completamente diferente do sistema
de ensino convencional.
Para compreendermos melhor as diferenças, vamos enunciar algumas características do sistema educativo convencional:
Comparando estas características com os objectivos do ensino online
podemos concluir que a diferença é considerável e na
minha opinião, bastante saudável. Vejamos:
Actualmente existem várias abordagens ao ensino online:
As vantagens óbvias do ensino online, levaram muitas instituições a começarem muito rapidamente a desenvolver cursos online, que devido à precipitação com que foram implementados não respondem minimamente às necessidades dos estudantes.
Para criar um ambiente educativo online com sucesso é importante definir:
O instrutor deve compreender que um papel de líder como o que tem no ensino convencional, não funciona no ensino online. Neste tipo de ensino tem que se superar aquele velho costume de que o professor fala e os alunos ouvem. O professor deve funcionar como mentor (orientador) para os estudantes dando-lhes o "feedback" necessário para que se mantenham motivados e no rumo certo para uma boa aprendizagem.
Convém também que o instrutor esteja familiarizado com as
tecnologias disponíveis, assim como conhecer de uma maneira profunda
ferramentas que facilitem a construção de material online,
nomeadamente HTML, digitalização de som e imagem. Devido à
constante evolução das tecnologias da informação
é fundamental que o professor se mantenha atento a todas as
evoluções por forma a conhecer um maior leque de
soluções podendo assim escolher a que melhor se adapte ao tema
que pretender leccionar.
Embora o ensino online tenha muitas vantagens, e quando bem construído leve a uma melhor formação dos estudantes, nem todas as pessoas têm um perfil adequado a este tipo de ensino. O aluno tem que saber o que quer, por forma a estar motivado para o curso que está a tirar e possuir a força de vontade necessária para ter sucesso no ensino online, pois como o professor unicamente orienta o estudante no seu percurso, este tem que participar mais activamente na sua formação.
Muitas universidades, de acordo com o mercado de trabalho, não servem de uma maneira eficaz as necessidades dos chamados estudantes trabalhadores e dos eternos estudantes, a que chamarei no seu conjunto estudantes não tradicionais. Esta falha não é intencional, reflecte no entanto como as estruturas convencionais de ensino estão mal adaptadas a um conhecimento socialmente distribuído que os estudantes em questão necessitam para o desenvolvimento da sua carreira e do seu modo de vida. Este é um dos buraco que o ensino online procura tapar, com o seu ambiente distribuído pelo mundo inteiro, a permanente actualização dos temas e a não rigidez de horários, são características essenciais para este tipo de estudantes.
Por seu lado o estudante tradicional de uma maneira geral, não se adapta a este tipo de ensino. Estou a falar de estudantes cerca dos 23 anos de idade, que até aqui estão ainda a formar a sua personalidade e a descobrir os seus verdadeiros "dotes". Estes estudantes não sabem ainda muito bem o que querem e necessitam sempre de alguém que os incentive, pessoas que admirem e que os acompanhem. Ora uma coisa que não existe no ensino online é este tipo de relacionamento humano do dia a dia que é impossível de transmitir pela Internet.
Todo o material de suporte ao curso, nomeadamente ferramentas áudio e vídeo para visualização das apresentações da matéria ou quaisquer outras que se revelem necessárias devem estar disponíveis através da Web no site do curso de maneira a que sejam facilmente acedidos pelos estudantes. Existem mesmo alguns cursos que além de todo o software necessário, fornecem ainda ao aluno todo o hardware e a ligação à Internet.
O suporte onde se vai desenvolver o curso é um dos factores mais relevantes para o sucesso do mesmo, uma vez que será através dele que todos vão interagir e trabalhar. Por isto a escolha do suporte a utilizar deve ser bastante cuidadosa, verificando sempre se permite satisfazer todos os requisitos necessários para a apresentação das matérias, interacção e trabalho dos alunos.
Uma boa maneira de conseguir um elevado nível de interactividade é através de programas MOO (Multi-user Object Oriented). São programas normalmente baseados em texto, que permitem que várias pessoas se liguem ao mesmo espaço virtual ao mesmo tempo e interactuem nele através de texto e objectos programáveis.
Originalmente desenvolvidos por jogadores interactivos, sob a forma de MUDs (Multi-User Dungeons), eram jogos baseados em texto para vários jogadores em simultâneo, na Internet. Estes programas despertaram interesse no campo educativo, originando os MOOs, sendo as suas principais características :
A principal limitação dos MOOs é que só funcionam com texto, não se adequando por isso a cursos que necessitam de uma componente mais elaborada.
Uma evolução dos MOOs são os Web-MOOs, que além de texto, permitem a interacção de gráficos, som, animação e links de hipertexto através de WebObjects (objectos em código HTML). No entanto este suporte não está a ter os resultados que se previam no início, devido ao facto de não se estarem a desenvolver ambientes que utilizem as potencialidades dos Web-MOOs, quase todos os ambientes que existem funcionam praticamente só em texto, e são quase todos jogos existindo muito poucos ligados ao ensino.
Neste momento um suporte que começa a ser utilizado com bastante sucesso no ensino online é o VRML (Virtual Reality Modeling Language) que com as suas enormes potencialidades de navegação em três dimensões, suporte de som, interactividade permitida e a facilidade com que se engloba em páginas HTML para distribuição pela Internet, dará muito que falar, não só a nível do ensino como na própria maneira de navegar na Web.
Com a constante evolução do ensino online, e devo dizer que se está a caminhar para um verdadeiro "boom" no aparecimento de cursos online na Internet, deve existir muita precaução, quer da parte dos instrutores que os realizam, quer da parte dos estudantes que procuram formação nestes cursos.
Os responsáveis pelo curso devem ter consciência de que é necessário dar-lhe suporte no decorrer de todo o curso, procurando saber qual a evolução dos estudantes e quais as suas dificuldades, por forma a poder assegurar o sucesso da aprendizagem.
Da parte dos estudantes, devem ter especial cuidado na escolha do curso, procurando assegurarem-se da validade e actualidade do curso, e ainda do que talvez seja o factor mais importante, o reconhecimento que possuí no mercado de trabalho. Porque por muito bom que o curso seja, não servirá de muito ao aluno se não tiver peso nas suas saídas profissionais.
Cada vez mais a sociedade em que vivemos evoluí com mais rapidez, obrigando-nos a uma formação constante. Visto que os métodos convencionais de ensino não respondem às necessidades das pessoas que necessitam formação ao longo da sua vida, o ensino online revela-se com características bastante prometedoras, para este tipo de pessoas.
Mas se as vantagens são bastantes, os cuidados a ter também são alguns. Os professores devem projectar os cursos com muito cuidado, tendo em conta as tecnologias e métodos disponíveis, e posteriormente acompanhando os estudantes e dando-lhes feedback de qualidade, que os motive e os leve a bom rumo na sua aprendizagem. Os estudantes candidatos devem procurar informar-se correctamente do curso que pretendem frequentar, nomeadamente os seus métodos de ensino, os suportes utilizados e o reconhecimento do curso. Devem ainda ter noção do que pretendem e estarem conscientes de que o ensino online exige mais força de vontade.
Última actualização : 04 -01-1998