Universidades Online

Helder Lameiras Sousa, 12 de Junho de 1997
Departamento de Engenharia Informática
Universidade de Coimbra

PORTUGAL



Indíce

Resumo
"A Realidade da Virtualidade"
O que são Universidades Online ?
A Necessidade das Universidades OnLine
A Revolução do Sistema de Ensino
O Método
Como Funcionam
Imagem de um VEE (Virtual Educational Environment)
Conclusão
Bibliografia

Anexos

Artigo do "Journal of Virtual Reality in Education"
     
Contém uma série de MOOs a funcionar no âmbito educacional.

        Nota : O artigo data de 1995 mas a maioria dos MOOs apresentados continuam em funcionamento.
        Também é elucidativo quanto à quantidade e diversidade de MOOs que se podem encontrar.



Resumo

Com a crescente evolução da Internet e dos serviços que a ela aderem, o ensino está também a criar raízes, na rede que liga o mundo. Dessas iniciativas surgem as universidades online, espaços de ensino completamente revolucionários na maneira de ensinar e aprender.

Com a crescente sensação de desilusão que as universidades convencionais provocam a estudantes e empresas, e ainda a impossibilidade de pessoas com empregos e responsabilidades familiares obterem formação superior, as universidades online surgem como uma alternativa bastante interessante.

Mas o que são universidades online ? ... Como funcionam ? ... Serão assim as universidades do futuro ?.

É objectivo deste trabalho dar resposta a estas e outras questões, sobre universidades online, que na minha opinião "darão muito que falar num futuro próximo !".

Voltar ao índice



"A Realidade da Virtualidade"

O afastamento do mundo real que as universidades convencionais provocam nos seus alunos, contrasta com a aproximação que o estudante tem nas universidades online.

As universidades de hoje, um pouco por todo o mundo e de uma maneira bastante evidente em Portugal, vivem numa dimensão paralela, completamente desfazadas do mundo actual.

Com as universidades online o aluno estuda e pesquisa na Internet, percorrendo o mundo real, interage com ele, aprende a movimentar-se num mundo em que cada vez mais será necessário "viver". Embora muitos ainda vejam a Internet como uma virtualidade, a verdade é que a realidade de hoje e do futuro, passa pela Internet.

Voltar ao índice



O que são Universidades Online ?

Ao contrário do que muita gente poderá imaginar, universidades online não são meros centros de ensino à distância, disponíveis na Internet, que enviam material para o aluno, e este efectua o seu estudo comodamente em sua casa nos seus tempos livres.

Universidades online são verdadeiros centros de ensino virtuais, em que os alunos participam em seminários, sessões de apresentação e discussão, tratam dos assuntos de secretaría, falam com os professores nos seus gabinetes, frequentam salas de convívio, bibliotecas, etc... Tudo o que espera encontrar numa universidade convencional, poderá encontrar numa universidade online.

Voltar ao índice



A Necessidade das Universidades OnLine

Mas como é possivel adquirir conhecimento quando as responsabilidades no trabalho e em casa nos impedem de frequentar as aulas ?

Com a abertura da Internet a todo o mundo, a quantidade de informação disponível aos cidadãos aumentou a tal nível que praticamente todos os temas (para não dizer todos) são abrangidos. Assim sendo, poderíamos dizer "Se queremos aprender, vamos à Internet e já está ...". Mas as coisas não são assim tão simples.

Ao ritmo que a informação cresce na Internet (práticamente de uma forma exponencial) é já hoje (e será cada vez mais) difícil encontrar informação correcta e fidedigna. O volume de informação é tal que quando procuramos um tema num motor de busca, podem aparecer-nos milhares de entradas possíveis, das quais uma elevada percentagem é "puro lixo".

Mesmo que consigamos efectuar uma boa pesquisa e adquirir um bom nível de conhecimento num determinado assunto ; Como vamos provar isso à Sociedade? ; Como convencer as empresas das nossas capacidades nesse tema ?.

Torna-se assim necessária a existência de centros de conhecimento, que analisem e filtrem a informação disponível, transformando-a em Saber, que o difundam e forneçam meios de provar à Sociedade as capacidades adquiridas, nomeadamente diplomas e certificados de reconhecimento nacional e internacional.

As universidades online vêm tapar todos estes "buracos", analisando, filtrando e disponibilizando conhecimento, e formas de o adquirir num ambiente académico. O problema de provar à sociedade os conhecimentos adquiridos também fica resolvido, pois estas universidades são reconhecidas pela sociedade, e são na sua maioria "apadrinhadas" por universidades convencionais de grande prestígio internacional.

Outro aspecto que reforça a necessidade de universidades online, principalmente num país como Portugal, com um atraso considerável em quase todos os temas da actualidade, é o facto de fornecerem formação actualizada. Pois na realidade é incomportável para a maioria das pessoas deslocarem-se ao estrangeiro para conseguirem essa formação quando não a encontram no seu país.

Voltar ao índice



A Revolução do Sistema de Ensino


A característica mais revolucionária das universidades online, é sem dúvida o seu sistema de ensino, que é completamente diferente do sistema de ensino convencional.

Para compreendermos melhor as diferenças, vamos enunciar algumas características do sistema educativo convencional:

Comparando estas características com os objectivos das universidades online podemos concluir que a diferença é considerável e na minha opinião, bastante saudável. Vejamos:
 

Voltar ao índice



O Método


O material é fornecido em formato em formato hipertexto, por forma a encorajar o estudante a fazer pesquisas para além do que lhe é fornecido. Todos os temas de estudo são posteriormente discutidos em seminários online em tempo real, onde é requerido aos estudantes uma análise crítica sobre o tema, com base nas suas pesquisas.

No caso do estudante não ter oportunidade de participar nestes seminários poderá consultar toda a discussão, uma vez que todas as sessões são arquivadas em salas (virtuais) próprias para o efeito, às quais se pode dirigir. Poderá posteriormente enviar a sua análise crítica por email, para que o professor a analise e dê o seu parecer.

Ao convidar o estudante a participar activamente na discussão dos diversos temas, procura-se desenvolver no indivíduo capacidades de exploração, de análise, de crítica e de autoconfiança, faculdades estas que não são desenvolvidas no sistema de ensino convencional devido ao carácter passivo do aluno.

O facto de todas as discussões serem efectuadas em texto, as capacidades de comunicação do aluno são bastante motivadas e desenvolvidas, pois escrevendo aprende-se a falar, mas nem sempre o contrário é verdade.


Voltar ao índice



Como Funcionam


Para que as universidades online consigam fornecer aos estudantes um meio universitário virtual recorrem ao conceito de VEE (Virtual Education Environment). Os VEEs procuram combinar o ambiente académico de uma universidade e o raio de acção da Internet num ambiente de colaboração e investigação entre todos os intervenientes.

Neste ambiente os alunos assistem às aulas, consultam as bibliotecas, tratam dos assuntos administrativos, de secretaria, podem ainda (e devem) confraternizar e discutir com os colegas e professores.

Esta interactividade é conseguida através de programas MOO (Multi-user Object Oriented). São programas normalmente baseados em texto, que permitem que várias pessoas se liguem ao mesmo espaço virtual ao mesmo tempo e interactuam nele através de texto e objectos programáveis.

Originalmente desenvolvidos por jogadores interactivos, sob a forma de MUDs (Multi-User Dungeons). Eram jogos baseados em texto para vários jogadores em simultâneo, na Internet. Estes programas despertaram interesse no campo educativo, originando os MOOs, sendo as suas principais características :

Tudo isto é ainda vulgarmente baseado em texto. Assim qualquer assunto que possa ser representado em texto, pode ser facilmente discutido pelo grupo.

Estão em fase de desenvolvimento Web/MOOs, que permitem a interacção de gráficos, som, animação e links de hipertexto através de WebObjects (objectos em código HTML). Mas tudo isto deve ser efectuado sem retirar nenhuma importância à base de texto dos MOO, pois esta é considerada um trunfo para o desenvolvimento da capacidade de comunicação do estudante.

Voltar ao índice


 

Imagem de um VEE (Virtual Educational Environment)
Ambiente Virtual de Educação

Voltar ao índice



Conclusão


A título de conclusão, não sei se as universidades online serão de facto as universidades do futuro, mas terão com certeza um impacto elevado na sociedade.

Com o amadurecimento do ensino online, as pessoas poderão ter uma formação contínua ao longo da sua vida, não necessitarão de "estagnar" o seu nível de conhecimento só porque não têm tempo de assistir a aulas, ou porque não tem acesso à informação que necessitam.

Se as universidades convencionais não sofrerem grandes modificações a nível da sua estrutura e dos seus métodos chegaram mesmo a perder terreno para as universidades convencionais.

Li à algum tempo um artigo de A. Dias de Figueiredo que reflectia de uma maneira empresarial o estado actual da Universidade :

"Quanto tempo sobreviveria, sem entrar em falência, uma empresa que rejeitasse sistematicamente 35% da sua matéria prima, desrespeitasse em 25% os seus prazos de entrega e mantivesse insatisfeitos 50% dos seus clientes (...) ?" ... "É necessário reinventar a Universidade"


Pois talvez as Universidades Online sejam o princípio da tão necessária reinvenção da Universidade ...

Voltar ao índice



Bibliografia

Voltar ao índice


Última actualização : 23-01-1998