Castelo

Cidade de Lamego
Museu
Igreja da Sé
Igreja das Chagas
Igreja de Almacave
Capela de N. S. Esperança
Capela de N. S. Meninos
Igreja de Santa Cruz
Sant. N.S. Remédios
Castelo
Região do Douro
Fotografias
Estatísticas
Alojamento
Bibliografia
Links

As Mouras encantadas do Castelo de Lamego

Já vai para 90 anos, quando o Sr. Joaquim de Sousa Macário, general de Brigada, reformado, contava a Lamecenses uma história do Castelo de Lamego, que ouvira, na sua infância, a "uma criada velhinha". E, nessa altura, dizia o Sr General: a lenda ia esquecendo à geração contemporânea.

Um Rei Mouro, muito antigo, levado por poderosa fada feiticeira, mandou abrir, secretamente, no bairro do castelo, três túneis para uma sala, cada qual com a sua porta fechada. Mais, fez afixar uma legenda entrada destas portas. Numa estava escrito: "peste que pode matar gente até uma légua em volta "; Noutra: "tesouro de grande riqueza"; e, numa terceira: "encantamento". Mas, ficou também ali uma advertência: cuidado, que estão as legendas trocadas. 

Este Sr. do Castelo, um dia, receando ser morto pelo nosso Rei Dom Afonso Henriques, resolveu fugir, sem ver modo de levar consigo a suas 3 filhas "formosíssimas e jovens". Assim, pediu a uma fada feiticeira, que o acompanhava, que as encantasse. Tomaram as três lindas mouras o bálsamo do encantamento, que lhes permitia "duração eterna ", ficando guardadas "no dito subterrâneo ao de existem"... Também foi encerrado , noutro túnel, o tesouro real. 

E lá se foi o rei mouro para os Algarves. Pensava voltar um dia, com a fada que lhe desencantaria as filhas, e haveria igualmente o tesouro escondido. Faleceu em Tavira. A fada que o acompanhou, também. 

Continuam no bairro do Castelo as Três princesas mouras... Quem as procura receando abrir por engano o túnel da peste todos têm desistido. 

Com a "recuperação" da área do castelo para breve, espera-se encontrar o tesouro - o que poderá valorizar muito a zona sobre o ponto de vista turístico... 

Quanto às mouras se forem encontradas - é que não parece possível desencantá-las, uma vez que fada do encantamento, como dissemos faleceu no Algarve o que foi lamentável por muitos títulos, não sendo o menos importante a continuação desta história.