PT | EN

INOVAÇÃO

INFORMAÇÃO AO CLIENTE

SISTEMA DE BILHÉTICA

AGÊNCIAS MUNICIPAIS DE ENERGIAS

O transporte público constitui uma solução de mobilidade que, nos dias de hoje, apresenta grandes vantagens, em termos de economia e preservação do meio ambiente.

 

Por vezes, as pessoas não utilizam o transporte público por não estarem devidamente informadas acerca das soluções que este lhe pode proporcionar.

 

No caso da TST, a informação ao público constitui uma prioridade, encontrando-se a ser desenvolvidos diversos projectos cujo objectivo visa melhorar o conhecimento do púbico relativamente à oferta dos nossos serviços.

 

Pretendemos assim que a informação sobre a nossa oferta seja amplamente divulgada e tenha uma leitura fácil e amigável.

 

Nesse sentido estamos a reformular a apresentação dos nossos horários, com o objectivo de facilitar a sua interpretação.

 

Por outro lado, a divulgação da informação será intensificada a diversos níveis, designadamente nos postos de venda, nas paragens e nos autocarros.

 

A TST está a implementar, com o apoio do IMTT, uma tecnologia pioneira em Portugal, que consiste na instalação de painéis electrónicos de informação nas principais paragens da rede.

 

Estes painéis, que são alimentados por energia solar, prestam informação sobre os próximos destinos e tempos previstos de chegada à paragem, permitindo também efectuar a leitura de cartões Lisboa Viva.

 

Para além disso, e com o intuito de contemplar as necessidades dos invisuais, este sistema dispõe de um dispositivo portátil que, ao ser accionado, emite um aviso sonoro, dando a informação contida no painel.

 

No interior das viaturas será também implementado um sistema sonoro, permitindo a informação de aproximação de uma determinada paragem e, futuramente, horas previstas de chegada ao destino.

 

Será, ainda, implementado um sistema sonoro para o exterior que permite prestar informações aos passageiros na paragem, indicando o destino da viatura.