€uriques

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Manual de Utilização

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 Autores e Objectivos 9013

Manual de utilização

Conversor

O conversor é algo de essencial na aplicação pois pode auxiliar as crianças a resolver os jogos, mas também auxilia qualquer pessoa, que jogue ou não, a converter um valor para outro tipo de moeda. Este conversor tanto converte de escudo para euro como de euro par escudo. Basta então introduzir o valor que se pretende converter na caixa de texto adequada e automaticamente esse valor será convertido para a outra moeda.
Este conversor tem ainda a particularidade de converter ao longo da introdução do valor, ele não espera que o utilizador acabe de introduzir os dados para poder converter.



Notas e moedas

A secção notas e moedas tem por objectivo ilustrar as notas e moedas de euros existentes. As notas tem a particularidade de, quando se clica nelas, aparecer a outra face da nota em que se clicou, enquanto que as moedas não tem essa particularidade pois existem versos diferentes para cada país, esses versos poderão ser visto se a criança seguir alguns dos links na secção de informação.



Informações

A utilização da secção de informações é bastante fácil, pois esta secção, como o nome indica, é de informação e por assim dizer de leitura. Quando a criança pretender seguir um dos links indicados bastará que esta clique sobre o link, sendo automaticamente redireccionada para o novo sítio web escolhido.



Fórum de dúvidas

Esta secção é outro ponto importantíssimo da aplicação tal como diferenciador dos demais sítios web sobre a temática do euro. A criança pode aqui deixar as suas dúvidas sobre o euro ou então responder às outras crianças, discutindo entre si em diferido e à distância a temática do €uriques. Basta preencher os campos nome, título e mensagem (o e-mail é opcional) e clicar no botão "enviar" e a mensagem fica automaticamente disponível no sítio. Para ler as mensagens basta clicar no título e para responder às mesmas é preencher o formulário no final da mensagem a que se pretende responder.



Jogo do Rico

No jogo do rico a criança tem de escolher entre dois preços (um em escudos e outro em euros) o de maior valor ou por assim dizer qual a personagem mais rica, o €uriques o a E$cudix. A criança assinala em todos os casos qual a personagem mais rica seleccionando o lado que acha correcto em todas as situações. Finalmente, para saber o resultado das suas escolhas, carrega no botão "Pontuação". A criança pode então ver quais foram os resultados e melhorá-los.



Jogo do Pagamento

Sendo o objectivo deste jogo pagar uma quantia escolhida pela criança é necessário, numa primeira fase, que a criança escolha o objecto que pretende pagar. Uma vez o preço escolhido a criança pode então simular o pagamento, escolhendo para isso as notas e moedas que achar mais adequadas. As notas e moedas são seleccionadas pela criança clicando na imagem pretendida, sendo essa automaticamente colocada na zona de pagamento. O procedimento repete-se até que a criança achar que o valor calculado através da soma das notas e moedas corresponde ao valor pretendido. Finalmente a criança carrega no botão "Pagamento" onde é verificado se a criança acertou na quantia. Se o valor recebido for maior ou menor que o pretendido a criança será notificada com essa informação pela personagem €uriques. Para corrigir os erros será necessário alterar(retirar ou adicionar) as notas ou/e moedas colocadas na zona de pagamento.



Jogo dos Preços

O funcionamento do jogo dos preços baseia-se, como já foi referido, na selecção dos preços adequados para todos os objectos apresentados. A criança escolhe entre três preços apresentados para cada objecto o que achar mais semelhante com a realidade, seleccionando o botão correspondente ao preço. No fim de efectuar as selecções a criança pode ver o resultado clicando no botão "Pontuação". Nesse momento é calculado quantos preços a criança acertou. O jogo apresenta-se depois com certas alterações, primeiro a personagem €uriques expõe-lhe uma mensagem com o número de respostas certas. No caso de haver mais que 5 respostas erradas é fornecida ajuda remetendo a criança para o conversor. A segunda alteração efectuada refere-se às cores atribuídas aos preços dos objectos. Os preços associados a um objecto que aparecerão com cor verde indicarão que a criança respondeu de uma forma adequada, os preços de cor vermelha indicarão que a criança não acertou no preço deste objecto, e finalmente, os preços que tiverem a cor inicial indicarão que a criança não efectuou qualquer selecção de preços para o objecto em questão.
Nesse momento a criança poderá continuar o jogo até que todos os preços sejam verdes indicando que acertou em todos.



Jogo do Detective

A utilização deste jogo difere um pouco dos jogos anteriores pois este jogo tem a particularidade de variar a cada jogada certa. São apresentadas 6 notas, sendo uma delas falsa, cabe então a criança descobrir qual é a nota falsa clicando na respectiva nota. No caso de esta acertar são apresentadas 6 novas notas sendo também uma delas falsas, assim sucessivamente até a criança ter um certo à vontade com as notas. Se a criança não acertar, a personagem €uriques expõe uma mensagem dizendo para tentar de novo e remetendo-a para a secção notas e moedas. As notas que são apresentadas ainda são as mesmas e cabe assim à criança tentar escolher entre elas qual a falsa, isto repete-se até a criança acertar.