Hobbies
Página Principal



Ler
Escrever
Viajar
Bordar
Pintar




L er Topo

Gosto mesmo de ler. É maravilhoso entrar no mundo daqueles que se decidem expor. Sim, porque eu acredito que por detrás de cada história há uma parte da vida, da personalidade e dos sentimentos dos seus autores.

Os meus escritores favoritos são:

Florbela Espanca - poetisa portuguesa. A tristeza e a auto-comiseração estão sempre presentes no seu trabalho. Contudo, é incrível entrar na sua vida através do seu trabalho.

Trabalho Vida e obra de Florbela Espanca
Link Poemas de Florbela Espanca




Ser poeta é
ser mais alto,
é ser maior
do que os homens

Florbela Espanca

 
Eduardo Olímpio - mais um daqueles autores portugueses de que não se houve falar. Descobri o seu trabalho ao comprar o livro "Um Girassol Chamado Beatriz". Depois disso, li "António dos Olhos Tristes". Livros pequeninos, com histórias também pequeninas mas grandes em sentimento e entrega.

Link Artigo sobre o seu trabalho


Agatha Christie - haverá algo a dizer sobre ela?

Link Biografia de Agatha Christie (inglês)


John Grisham - fantástico! Ainda só tive oportunidade de ler "A Time to Die" e "A Firma" mas irei, certamente, ler as suas outras obras.

Link Biografia de John Grisham (inglês)


Michael Dibdin - Embora só o tenha descoberto recentemente, posso já dizer que é um dos meus escritores favoritos. Gosto imenso da forma como ele escreve. Ele consegue construir um cenário físico e social tão perfeito que nos transporta, inteiramente, para o interior dos seus policiais.
Já li os livros Ratking e Dirty Tricks, bastante diferentes entre si. O primeiro, é um policial tradicional mas onde a qualidade das descrições nos fazem viajar até Veneza. Depois de lá ter estado, ler este livro, foi relembrar os pontos que marcadamente caracterizam esta cidade italiana. Dirty Tricks está longe de ser apenas um policial. Com o sarcasmo e a ironia do seu narrador (que acumula funções de personagem principal) este livro conta-nos toda uma história de mentiras, coincidências, sexo, traição e outras especiairias que tais.
Para vós, só um conselho: experimentem!

Link Entrevista a Michael Dibdin (inglês)


Richard Bach - sinto-me invadida por uma enorme paz interior cada vez que leio um dos seus livros. É como se eles me transportassem para um outro mundo. Melhor!

Link Biografia de Richard Bach (inglês)
Link Fernão Capelo Gaivota - texto integral (inglês)




E screver Topo

Infelizmente, não tenho muito tempo para escrever. E se digo infelizmente, não é porque pense que o mundo perde uma grande coisa. Apenas o digo porque me lembro das vezes em que, escrever no papel aquilo que me ia cá dentro, me ajudava a ver a vida de uma forma diferente e mais optimista.


Toda eu sou inconstante.
Toda eu sou confusa.
Mas toda eu, sou!
E quando sou, sou toda.
E quando me dou, sou toda.
E quando sofro, sou toda.
Toda... Toda eu! Eu toda! Eu...

Ana Luísa Neves, 1994
 



V iajar Topo

Viajar é a minha máxima alegria! Bem... mais ou menos! O que quero dizer é que adoro viajar. Não me interessa o destino nem o meio de transporte. O importante é ir!
Se pudesse pôr por ordem de preferência os meus destinos, Inglaterra viria em primeiro e Itália no fim. Contudo, ironia do destino!, já estive duas vezes em Itália e vez nenhuma no país de Sua Majestade.



B ordar Topo

Bem... eu digo bordar mas... é mais ponto cruz e meio-ponto. Aprendi há já alguns anos. Desde aí, não tenho parado. Mesmo quando o tempo é pouco, sempre arranjo um espacinho para avançar com algum dos vários trabalhos que tenho sempre começados. A verdade, é que fazer estes quadros me dá um prazer especial e, acima de tudo, enquanto bordo, consigo relaxar do stress quotidiano e ordenar as minhas ideias.




P intar Topo

Quando tenho tempo, gosto de pintar gesso. É engraçado dar cor àquelas peças brancas. É como se lhes estivéssemos a dar vida. Bem, algumas delas são bonitas em branco mas outras...



English E-mail Mapa do site Topo Página Principal