Comunicações > Internet > Serviços > News

News

Uma rede de computadores - Usenet - foi criada para estabelecer a comunicação e discussão de diversos temas entre pessoas de todas as partes do mundo. Ela consiste numa série de computadores preparados para receber, armazenar e difundir vastas quantidades de mensagens. Nos nossos dias os temas ou tópicos de conversa, também chamados de newsgroups, já existem aos milhares. Cada tema de discussão tem um nome ou designação pela qual é identificado, constituido por uma série de tópicos separados por pontos. O tópico mais à esquerda é geral, enquanto que os à sua esquerda vão se tornando, cada vez mais, específicos.

Estes grupos de discussão podem ser lidos por leitores de News, que permitem a escolha dos mesmos numa lista de grupos do servidor de News a que está ligado. Desta maneira, o utilizador pode lêr e responder a todas as mensagens publicadas.

Para a salvaguarda da manutenção ordeira dos grupos de discussão, os utilizadores devem seguir regras de conduta específicas. Caso não o façam, podem ser expulsos do grupo de discussão. A esse conjunto de regras de conduta foi dado o nome de Netiquette.