Comunicações > Internet > Serviços > FTP

FTP

A transferência de ficheiros entre computadores ligados à Internet é feita com o FTP (file Transfer Protocol). O utilizador utiliza este serviços para se ligar a um servidor remoto e transferir ficheiros para o seu computador.

Na Internet estes servidores FTP são comuns em universidades, organizações governamentais e comerciais, etc, com o objectivo de difundir vastas quantidades de informações. O acesso a estes servidores é, na maior parte, restrito a utilizadores registados, mas existem outros que permitem a entrada limitada a qualquer utilizador.  Esses utilizam um serviço normalmente chamado de anonymous FTP.

Em regra o endereço Internet de um servidor de FTP tem o prefixo "ftp." (ex: ftp.dei.uc.pt).