Temas Glossário

Comunicações > Arquitecturas de Rede > Camada de Rede

Camada de Rede

Esta camada tem a de garantir o endereçamento dos dados desde a origem ao destino. Os serviços de endereçamento existentes podem usar tabelas de endereçamento fixas, tabelas acordadas durante o período de estabelecimento da ligação ou, ainda, caminhos dinâmicos que variam com a carga actual da rede. Tentam, ainda, evitar eventuais congestões em períodos de elevado tráfego na rede.

Quando um pacote atravessa diferentes sistemas, outros problema pode surgir. Os sistemas podem usar técnicas de endereçamento diferentes, não suportar o tamanho de dados enviados, representá-los de maneiras diferentes, etc. A camada de rede deve, então, resolver estes problemas, permitindo a interligação de redes heterogéneas.

eMail | Teste os seus conhecimentos | Ajuda