Digital Audio Broadcasting

Rádio Digital

Sistemas Multimédia
Dep. Engenharia Informática Universidade Coimbra
Marilyn Gaspar
Miguel Anjo

O DAB em Portugal e no mundo

O DAB já é uma realidade hoje em dia e já se podem encontrar à venda receptores em forma de auto-rádio, componente hi-fi ou placa para computador. Foi apresentado há poucos meses o primeiro DABman, um dispositivo portátil de recepção DAB. No entanto qualquer modelo ainda é caro.

Em alguns países, como no Reino Unido, Suíça e Canadá já começaram as emissões regulares em DAB havendo cada vez mais rádios a utilizarem este novo meio para transmitirem.  No campo da multimédia, alguns destes países fazem as primeiras experiências enviando simples páginas html para os receptores, embora a maior parte deles não venha acompanhado com monitor o que limita de certa forma o feedback à tecnologia. Na Suíça experimenta-se já, durante algumas horas do dia, a emissão de dados na ordem dos 256kb/s para um vasto auditório.

Em Portugal o panorama não tem evoluído muito nos últimos anos. Foi dada à RDP a função de gestão da rede Nacional de DAB em Portugal tendo sido atribuída uma frequência nacional, no canal 12B de VHF, nos 225,648 MHz. Actualmente está coberta toda a zona litoral do país, emitindo os três canais da RDP, a rádio Renascença e RFM. Estas duas enviam o sinal para o centro de produção da RDP por linha X.21. O bit rate utilizado, para os canais da RDP são 196kb/s para a Antena 1 e Antena 3 e 224kb/s para a Antena 2, que transmite música clássica. Quanto a conteúdos multimédia ainda não houve experiências e dado o atraso na atribuição a Portugal das frequências da banda L para a emissão de estações locais, não se prevê para breve os primeiros testes.

 

 

Início

A ouvinte de rádio do futuro

Introdução

DAB - o que é?

Como funciona

EUREKA 147 e IBOC

Configuração do multiplex

Sinal de transmissão do DAB

Modulação OFDM e modos de transmissão

PAD - Programme Associated Data

IP Datagram tunneling

Multimédia

O DAB em Portugal

Conclusões e referências

Spots de divulgação