História

«Forles, terra sadia,
Vive nela boa gente,
Entre as aldeias vizinhas
É jardim sempre vidente».

                                                                                             Hino de Forles

          Forles, freguesia pertencente ao concelho de Satão, do qual dista cerca de 19 quilómetros, localiza-se no extremo norte do mesmo concelho, nas proximidades da margem esquerda do Rio Paiva. Detentora de uma área de 620 hectares, esta freguesia é composta pelas freguesias de Forles Quintas de Figueiredo e Travanca. Tem como limites as freguesias de Águas Boas (concelho de Satão), Ferreira de Aves (concelho de Satão), Segões (concelho de Moimenta da Beira), Soutosa (concelho de Moimenta da Beira) e Lamosa (concelho de Sernancelhe).
          A avaliar pelos vestígios arqueológicos encontrados no território que compõe a actual freguesia, esta região terá sido povoada desde épocas remotas. De facto, nesta zona foi descoberto um monumento funerário do período do neo-calcolítico, designado anta ou dólmen, no qual se encontrava material de grande interesse histórico.Do espólio recolhido salientam-se vasos cerâmicos de fundo esférico, dois vasos de fundo plano com asa e outros materiaos líticos. Todos estes objectos foram levados para Lisboa e estão actualmente, nem museu. Posteriormente, por aqui também terão passado os romanos e muçulmanos, cujas ocupações também são atestadas por vestígios dessas épocas.
          A antiga freguesia de Santa Luzia de Forles poertenceu, durante um largo período, ao termo de Ferreira d´Aves. Já em 1527, no primeiro censo realizado em Portugal, denominado "Cadastro da População do Reino", mandado realizar por D. João III, "Folis", como era então designada, é um lugar do concelho de Ferreira de Aves, com 9 moradores.
          Desconhece-se a origem do topónimo "Forles",mas o estudioso Pinho Leal refere num dos seus escritos que provém da palavra frolys, o mesmo que florins, moeda de ouro puro que se começou a cunhar em Florença em 1252 e introduzida em Portugal no reinado de D. Diniz. No entanto, outros estudos contrariam esta teoria e defendem que Forles deriva do termo do baixo latim "Villa Froilici",que quer dizer Quinta da Froila.
          Na primeira metade do século XIX, mais concretamente em 1836, o concelho de Ferreira de Aves foi extinto e a freguesia de Forles foi integrada no concelho de Satão, ao qual pertence até hoje. No entanto, apenas a 14 de Fevereiro de 1908 foi constituída a Junta de Paróquia da freguesia de Forles. A partir do dia 9 de Julho de 1927, a freguesia de Santa Luzia de Forles, ficou incluída na comarca de Viseu.
          O orago da aprazível freguesia de Forles é, Santa Luzia de Forles, Santa Luzia, cuja celebração ocorre no dia 13 de Dezembro. Luzia vivia em Siracusa, na Sicília, no seio de uma família abastada. Consagrou a Deus a sua virgindade e também por Ele renunciou, em favor dos pobres, a toda a sua fortuna. Ao saber da sua dedicação a Jesus Cristo, o prefeito de Siracusa chamou-a, questionou-a sobre o assunto e ela confessou a sua crença, sendo, por isso, decapitada. Desde então, a devoção a Santa Luzia não parou de crescer e generalizou-se a toda a igreja. É invocada como protectora contra as doenças dos olhos.

 Resolução recomendada: 1024 x 768
Webmaster: Vitor Sá