___________________________________________________
__/\\\\\\\\\\\\\\\__/\\\\\\\\\\\__/\\\\\\\\\\\\\___
_\///////\\\/////__\/////\\\///__\/\\\/////////\\\_
_______\/\\\___________\/\\\_____\/\\\_______\/\\\_
_______\/\\\___________\/\\\_____\/\\\\\\\\\\\\\/__
_______\/\\\___________\/\\\_____\/\\\/////////____
_______\/\\\___________\/\\\_____\/\\\_____________
_______\/\\\___________\/\\\_____\/\\\_____________
_______\/\\\________/\\\\\\\\\\\_\/\\\_____________
_______\///________\///////////__\///______________
___________________________________________________
________/\\\\\__________/\\\\\\\\\\\_______________
______/\\\///\\\______/\\\/////////\\\_____________
____/\\\/__\///\\\___\//\\\______\///______________
___/\\\______\//\\\___\////\\\_____________________
__\/\\\_______\/\\\______\////\\\__________________
__\//\\\______/\\\__________\////\\\_______________
___\///\\\__/\\\_____/\\\______\//\\\______________
_____\///\\\\\/_____\///\\\\\\\\\\\/_______________
_______\/////_________\///////////_________________
___________________________________________________
_ _
_Tipografia Ilustração e Programação Open Source _
___________________________________________________
### Conceito do Evento
Este documento apresenta as Normas de Design para o evento `TIPOS`
. *Tipografia Ilustração e Programação Open Source* (`TIPOS`
) é um evento que incide sobre Open Source Art, nomeadamente, nas áreas da tipografia, ilustração, música e programação de conteúdos artísticos com recurso a ferramentas freeware. O evento tem uma periodicidade anual (no mês de Junho).
O evento está organizado em três dias cada um com um tema diferente; sendo o primeiro dia sobre **Tipografia** - fontes tipográficas e programas, o segundo dia sobre **Ilustração** - programas e ferramentas, e o terceiro sobre **Programação** - linguagens e programas.
As conferências presenciais iriam decorrer em espaços abertos da Cidade de Coimbra e os virtuais (recorrendo a plataformas como o Second Life, Skype, Livestream, entre outros) em espaços reaproveitados como fábricas e armazéns.
Este manual foi escrito e composto recorrendo à linguagem de programação Markdown desenvolvida por John Gruber e pretende ser uma forma mais eficaz e simples de escrever para a Web.[^1]
***
### Logotipo
O logotipo do evento `Tipografia Ilustração e Programação Open Source`
é definido pelas letras **T I P O S** dispostas pela ordem demonstrada na imagem, ou seja, **TIP** e **OS** em linhas separadas.
***
### Materiais
Os materiais utilizados para a criação dos elementos de promoção do evento devem estar relacionados com os intervenientes e com o tema do dia respectivo.
Nesta primeira edição foram utilizados os Tipos Móveis, o Stencil e Teclados antigos para a criação dos vídeos para os três dias.
Em próximas edições poder-se-ia utilizar máquinas de escrever, litografia, serigrafia para o dia da *Tipografia*; graffiti, aguarela, collage para o dia da *Ilustração*; e terminais antigos, consolas, microprocessadores para o dia da *Programação*.
Em cada conjunto de vídeos (bumpers, separadores e video principal) os ficheiros originais das filmagens devem ser transpostos através de mais um processo/técnica.
Por exemplo, na primeira edição os vídeos originais dos bumpers foram passados por um scanner (técnica do slit-screen) e remontados frame a frame.
Os vídeos originais do vídeo promocional do evento foram passados por um scanner e posteriormente foram reproduzidos e filmados num ecrã CRT.
Para criar um efeito mais dinâmico recorreu-se ao *erro* causado pela falha de sincronização entre a taxa de refrescamento da câmara e a do ecrã o que resulta no efeito que pode ser observado na imagem. Foram também introduzidas algumas falhas resultantes do mau contacto do cabo RGB com o monitor.
***
### Elementos
Nos vídeos de apresentação dos oradores e dos workshops, as legendas devem aparecer a branco com um rectângulo preto como fundo.
Os oradores deverão surgir alinhados à esquerda ou à direita encostados à margem de segurança inferior.
As legendas dos workshops podem igualmente surgir alinhados à esquerda ou à direita mas devem estar posicionados junto à margem de segurança superior.
A margem de segurança é definida pelo default das normas Title Safe. A *Safe Area* descreve a área da imagem que aparece na íntegra na maioria dos televisores.
***
### Dont's
Seguem-se vários exemplos de abordagens ao evento que **não são recomendadas** (quer ao nível da tipografia quer ao nível do esquema de cores).
***
### Making Of
#### Tipografia
As filmagens para o dia da Tipografia foram realizadas na Tipografia Damasceno com a grande amabilidade do *Sr. Damasceno* ao qual desde já agradecemos a atenção e disponibilidade.
A fonte utilizada foi Futura com tipos de metal.
As imagens que se seguem demonstram os layouts utilizados para cada um dos oradores e para os workshops.
***
#### Ilustração
O stencil utilizado para as filmagens do dia da Ilustração foi cortado a laser na FabLab de Coimbra. Fizemos uma composição de todos os elementos necessários numa folha A2 para que o corte a laser fosse mais rápido e prático.
As filmagens foram realizadas na Quinta de São Jerónimo em Coimbra, um dos locais onde iriam decorrer as palestras do evento.
![Stencil](img/ilustracao/Image_04.jpg)
![Stencil com tinta](img/ilustracao/Image_08.jpg)
***
#### Programação
Para o dia da Programação foram utilizadas Teclas de Teclados antigos encontrados no depósito de produtos electrónicos do DEI.
A segunda parte das filmagens foi realizada no estúdio de fotografia da Casa das Caldeiras.
As fotografias que se seguem apresentam os layouts criados para cada um dos oradores e para os workshops.
***
#### Video Principal CRTs
No vídeo Principal do evento foram utilizados monitores CRT antigos do DEI como previamente descrito.
***
#### Pós Produção
Para criar o efeito de slit-screen foi utilizado um iPad num scanner. O iPad foi programado para reproduzir em loop o video do separador enquanto o scanner capturava a imagem. Foram realizados no total cerca de **800 scanners**.
Cada dia do evento possui uma música específica. As músicas são da autoria de *Chris Zabriskie* e estão disponíveis livremente no website [Free Music Archive](http://freemusicarchive.org).
Os vídeos correspondentes ao mesmo dia utilizam a mesma musica base. Foram gravados sons de objectos relativos ao tema do dia durante as gravações que foram posteriormente inseridos nas músicas de fundo.
Para a Tipografia a música utilizada foi `Out of the Skies Under the Earth`
e foram acrescentados sons de peças e objectos da tipografia.
Nos vídeos da Ilustração a música chama-se `What True Self Feels Bogus Lets Watch Jason X`
e os sons acrescentados resultam do ruído de misturar a tinta, de pintar com o pincel, e de folhas de papel.
Para a Programação a música utilizada foi `Readers Do You Read`
e foram acrescentados sons da teclas dos teclados e da câmara (focus e shot).
Nos bumpers para além dos sons previamente inseridos foram também acrescentados sons do scanner e da impressora.
[Música Ilustração](http://freemusicarchive.org/music/Chris_Zabriskie/Reappear/05_-_What_True_Self _Feels_Bogus_Lets_Watch_Jason_X)
[Música Programação](http://freemusicarchive.org/music/Chris_Zabriskie/Reappear/02_-_Readers_Do_ You_Read)
Este projeto foi produzido com o mínimo custo financeiro. Foram utilizados programas Open Source como o *Inkscape* para fazer o stencil do vídeo do dia da Ilustração, o *Frame By Frame* para elaborar o stopmotion das digitalizações dos bumpers, o *VLC* para a visualização dos vídeos e o *Reaper* e plug-ins incorporados para a montagem das músicas utilizadas. Não foi necessário comprar qualquer material específico; foram utilizados os tipos móveis da Tipografia Damasceno, folhas e pincel adquiridos previamente para outros trabalhos, teclados da reciclagem do Departamento de Engenharia Informática e CRTs de uma sala do DEI.
***
-
Neste manual decidiu-se manter todos os códigos e tags da linguagem Markdown, ou seja, numa utilização normal desta ferramenta apenas surge o texto formatado.↩