Existem inúmeras definições para Realidade Virtual. Mesmo assim é difícil formalizar uma concreta e que seja o suficientemente abrangente. Algumas das definições propostas são as seguintes:
Uma definição um pouco diferente diz-nos que a Realidade Virtual é uma simulação, gerada por computador, de um mundo real ou apenas imaginário.
O conceito de Realidade Virtual baseia-se na construção de ambientes gráficos tridimensionais. Usando hardware específico (luvas, capacetes), permite, em tempo real, a interacção e manipulação com elementos desses cenários, numa completa sensação de imersão num mundo alternativo. Interactividade (navegação, escolha do referencial, etc...), manipulação (realização de acções de forma idêntica à do mundo real, como por exemplo, o lançamento de uma bola) e imersão ( a maioria das sensações provêm do ambiente virtual), são os três pilares que distinguem estas novas técnicas; onde se destaca a Realidade Virtual, cuja ideia principal é proporcionar ao utilizador a sensação de estar noutro ambiente pela criação de cenários sensoriais que proporcionam a percepção de uma realidade diferente do real.
Esta ilusão é conseguida pela simulação de cenários, que proporcionam uma resposta sensorial fora do contexto espaço - tempo em que o indivíduo se encontra. De facto, recorre à criação de novas sensações e correlaciona-as com a atitude, posição e orientação do corpo do indivíduo que a experimenta.
A criação de estímulos que recebidos através dos vários sentidos proporcionem sensações apropriadas à simulação de situações inexistentes, é condicionada pelo tipo sensações pretendidas:
Uma simulação convincente exige a coordenação das sensações obtidas através dos vários sentidos, como as sensações auditivas, as sensações visuais e, mesmo, as sensações tácteis.
Os avanços tecnológicos nos dispositivos e nos computadores permitem-nos afirmar que a tecnologia existe e que está disponível. A conjugação de sensações tem sido conseguida com algum êxito nalgumas aplicações que auguram a grande importância que a Realidade Virtual pode vir a ter. Refira-se como exemplo, a sua utilização na formação e preparação dos pilotos aviadores (simuladores de voo), nas escolas de condução onde é possível simular situações inesperadas sem o perigo real das catástrofes.