Avaliação da utilização da Realidade Virtual na Educação

 

A avaliação dos sistemas de Realidade Virtual é muito importante para que se possam avaliar e comparar os resultados com o ensino tradicional.

Um dos trabalhos mais completos e interessantes ao nível do impacto da Realidade Virtual na Educação é o da Chris Byrne. A experiência foi realizada num campo de verão. Os alunos tinham idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos. O comportamento dos participantes foi estudado no que diz respeito à utilização da Realidade Virtual. Os alunos foram inicialmente levados a construir um mundo virtual, através de técnicas de Realidade Virtual e, em seguida, exploraram os mundos construídos. Durante todo o processo foram acompanhados por pessoal especializado.

Será que a Realidade Virtual é uma boa tecnologia a usar no processo educativo?

Depois de estudados os dados obtidos, conclui-se que a Realidade Virtual se prepara para ter um papel definitivo no ensino. A utilização da Realidade Virtual nas escolas está longe de ser um processo barato. Deve ser usada quando as técnicas de ensino existentes não são suficientes ou as matérias a leccionar têm um nível de abstracção que permite a sua representação no mundo virtual.

Deve ficar patente que a Realidade Virtual não deve ser utilizada quando existe um método de ensino que permite os mesmos resultados com custos inferiores.

Como exemplo de boa e má utilização da Realidade Virtual podem dar-se dois exemplos:

Devemos ficar com a ideia de que um aluno poderá conhecer o país viajando, ao passo que, certamente, nunca irá ter o prazer de conhecer e visualizar um átomo.

Podemos concluir que a Realidade Virtual vai ser com certeza uma ferramenta que visa procurar o melhoramento do ensino.

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