A Nova Visão do Ensino
 
As tecnologias da informação têm possibilidades de mudar o ensino nas escolas e universidades e a maneira de estudar e aprender dos alunos. A Internet não vai substituir essas instituições, como muitos receiam, mas acrescentar uma nova dimensão, a Internet não se limita aos encontros face-a-face mas através de todo o mundo.
 
O aumento de recursos de acesso à Internet dá ao estudante meios de recolher informação de interesse para a aula. Em muitos casos, pode ser o estudante a ensinar a turma, incluindo o professor em determinado tópico. Tradicionalmente é o professor que detém a autoridade da informação, com este sistema de ensino essa autoridade passa a ser desafiada.
Por outro lado os alunos do ensino à distância passam a deter maior cultura informática e experiência em computadores. Com isso os alunos passam a ter a capacidade de procurar informação na Internet sobre vários assuntos, de serem mais críticos e criativos.
A Internet responde também ao problema dos alunos mais tímidos. A comunicação via E-mail torna-se mais confortável para esses estudantes, sentem-se mais seguros para fazer perguntas e dar opiniões. Deve o professor promover e encorajar os alunos na participação criativa na rede e na extracção de informação interessante.

Claro que existe sempre resistência a mudanças. O cepticismo e desinteresse pelos computadores é um dos maiores contras, mas felizmente essa mentalidade está a mudar com esta geração que já esta mais 'informatizada'. Outra resistência adicional provém dos medos pelo futuro das instituições do ensino superior.
Mas apesar disso tudo leva a crer que o Ensino à Distância e a Internet, juntos, vão vencer os opositores, aliás tem argumentos para isso.

 
INICIO



 

    Conclusões
 
 A Internet é uma ferramenta poderosa e uma alternativa certa aos métodos de ensino tradicionais. É claro que tem potencial para ser um meio fundamental de ensino e aprendizagem. No entanto, há que saber preparar os estudantes, para ultrapassarem os seus medos e ensinar-lhes as técnicas necessárias para aproveitarem todos os recursos oferecidos pela Internet. Também as instituições de ensino têm que actualizar as suas regras tradicionais e ambíguas, pois estas vão ser postas em causa.
 
                                
                                                 
Não há dúvida que na Internet há todo o tipo de conhecimentos e informação. Com um bom planeamento e estruturação, a Internet, passará a ser o canal privilegiado de comunicação e ensino.

 
 
 
 
INICIO

 

     Links Interessantes

 
http://www.umuc.edu/ide                                             Inst. for Distance Education Univ. System of Maryland

http://www.fwl.org/edtech

http://www.uidaho.edu/evo

http://dmi.oit.itd.umich.edu/reports/DistanceLearn       Univ. of Michigan

http://www.globaldistancelearning.com/

http://www.ibase.org.br/~ined/                                     Inst. Nacional de Educação a Distância

http://www.uwex.edu/disted/

http://www.cdc.gov/phtn/primer.htm

http://teleeducation.nb.ca/

http://tenb.mta.ca/carr.html 

http://www.cde.sfu.ca/

http://ccism.pc.athabascau.ca/html/ccism/deresrce/institut.htm

http://www.argus.pt/

http://www.discribe.ca/conf1995/naweb95/#mcgreal

http://www.dist-ed.alaska.edu/WWW/dist_ed/

 
 
INICIO

Sistemas de Formação 97/98
Rui J. F. Monteiro