Ambiente - Internet
A Internet é a maior
e mais poderosa rede do mundo, ligando PC's, mainframes sofisticados e
supercomputadores de alta velocidade por todo o globo. Estimativas
recentes referem já cerca de 5 milhões de computadores ligados,
que continuam a aumentar de forma exponencial.
A utilização
da Internet para a transmissão de informação interactiva,
está a acompanhar o crescimento desta. A diminuição
dos custos de ligação e dos equipamentos necessários
estão a provocar um autentico boom na Internet. Com tal aumento
de utilizadores, torna-se possível pensar alcançar grande
número de pessoas, no interior de uma empresa, ou simplesmente unidas
por um interesse comum, para proporcionar-lhes formação profissional,
que de outra forma seria impossível, quer devido a questões
económicas ou pelas deslocações e rigidez de utilização
do tempo que os métodos tradicionais impõem. Em todo o mundo,
já diversas instituições se envolvem em programas
de ensino à distância, outras que agora se iniciam desenvolvem
métodos de trabalho…
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O acesso à Internet tem
diversas vantagens e potencialidades que tanto professores como alunos
podem obter.
Lista de discussão
- através da Internet podem ser consultadas, varias listas de
discussão e newsgroups. Dois importantes fornecedores deste
serviço publico são a USENET (colecção de tópicos
organizados em newsgroups) e a LISTSERV (vários fóruns de
discussão temáticos).
Os alunos mais distantes por
vezes trabalham isolados sem assistência e suporte de colegas seus.
Criar uma lista de discussão relacionada com a matéria leccionada
encoraja a interacção estudante - estudante. A lista servirá
também para o professor responder a perguntas, marcar testes, e
referir-se a outros assuntos relacionados com o curso.
World Wide Web (WWW) -
a WWW veio dar aos utilizadores da Internet meios uniformes e convenientes
para aceder a uma larga variedade de recursos (imagens, texto, som, vídeo,
software,…) fornecidos por esta. Programas como Netscape e Internet Explorer
facilitam a navegação neste enorme mundo de informação.
Deve-se desenvolver uma página
("home page") que cubra toda a informação sobre o curso,
incluindo exercícios, referências a literatura e à
bibliografia usada pelo professor. O instrutor deve também pôr
ligações para outras páginas com informação
interessante para os alunos, podendo ter também ligações
para a página individual de cada estudante e para um catálogo
dos livros da biblioteca.
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Acompanhando o crescimento da Internet, dá-se nos computadores uma verdadeira revolução no seu poder de processamento e na sua capacidade de armazenamento. Este desenvolvimento fez do computador uma verdadeira arma no ensino à distância, com capacidades de:
Multimédia - evolução de computadores com aptidões de integração de gráficos, audio e vídeo. Tecnologias como o CD-ROM e o vídeo interactivo podem ser utilizadas para as aulas e outros ambientes de aprendizagem.
Interacção - o computador permite fazer software educativo muito flexível, maximizando o controlo do aluno.
Acessibilidade - redes locais, regionais e nacionais ligam recursos e indivíduos em qualquer sitio onde se encontrem.
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Como na Internet co-habitam
vários tipos de computadores e sistemas operativos, surgem desde
logo problemas de compatibilidade. Em 1989, cientistas do CERN em Genebra,
Suiça começou-se a desenvolver uma ferramenta que ligasse
a informação de diferentes computadores que era colhida pelos
cientistas. Ultrapassou-se assim o problema da compatibilidade, com aquilo
que foi denominado "hipertexto". Outra vantagem que o hipertexto trouxe
foi a possibilidade de ligar a informação de forma cruzada.
O projecto da CERN resultou na nova 'cara' da Internet, referindo-se a
ela como World Wide Web (WWW).
A WWW proveu os utilizadores
de meios uniformes e convenientes para aceder aos vastos recursos da Internet.
Depois em 1993 os cientistas do NCSA (National Center for Supercomputing
Applications) desenvolvem o Mosaic, que é um programa com interface
gráfico que permite 'hiperligar' texto, gráficos, som e vídeo.
Mosaic foi o primeiro "Web browser", aparecendo depois o Netscape (desenvolvido
por alguns dos investigadores que estiveram envolvidos no Mosaic) e o Microsoft’s
Internet Explorer.
III. Correcções e actualizações mais simples (são realizadas em um único site, sendo imediatamente disponibilizado a todos os utilizadores da Internet).
IV. São possíveis diversas técnicas de ensino, tais como texto, imagens, comunicação entre professores, professores e alunos, e entre alunos.
V. A Internet facilita a escrita colaborativa.
VI. Feedback mais rápido e fácil entre aluno-professor e aluno-aluno.
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