- O interface SCSI utiliza uma configuração que resulta da partilha do bus de comunicação, o que resulta no suporte de uma grande variedade de periféricos. O bus SCSI opera independentemente da CPU e do bus do sistema através de um HBA (host bus adapter) interno ou "externo".
- O HBA é mais conhecido como controlador, e pode-se considerar como o "coração" do SCSI. Este serve como interface entre todos os dispositivos SCSI e o computador;
- No controlador encontra-se a SCSI BIOS, que é uma pequena ROM ou Flash memory chip que contém o software necessário para aceder e controlar os dispositivos ligados ao bus SCSI. Por vezes há dispositivos que têm integrado um adaptador SCSI que permite a ligação e comunicação com o SCSI bus. Por exemplo, um disco rígido SCSI deverá ter um pequeno circuito que combina um controlador para o mecanismo da drive e um adaptador para o SCSI bus. Dispositivos com um adaptador integrado chamam-se dispositivos SCSI integrados.
- Os dispositivos SCSI estão conectados ao HBA (host bus adapter) através de um cabo SCSI.
- O padrão SCSI permite conectar até 8 dispositivos num único cabo numa configuração do tipo "narrow bus" (8 linhas de transferência) ou 16 dispositivos numa configuração "wide bus" (16 linhas de transferência), como ilustrado no seguinte diagrama:
- O controle do bus é conseguido através de um algortimo de arbitragem. Durante este processo os dispositivos podem assumir o papel tanto de inibidor como de objectivo. Os inibidores são os dispositivos que enviam os comandos, enquanto que os dispositivos "objectivo" são os que servem esses comandos.
- Não mais de dois dispositivos podem comunicar simultaneamente no bus. Os dispositivos SCSI comunicam via protocolos que requerem estados sequenciais, bem definidos conhecidos como "bus fases". Estas fases e as suas funções incluem: