Tratamento e Tipo de Produção
Home Subir Índice

 

Tratamento
Tipo de Produção

 

O Tratamento

Dependendo do número de pessoas que terão de aprovar a produção de vídeo, é sempre boa ideia começar o processo de planeamento escrevendo uma descrição narrativa do projecto. Esta deverá, num pequeno documento de texto, com uma ou duas páginas  descrever a ideia geral do segmento de vídeo, com detalhe suficiente para que as pessoas possam perceber e aprovar o que se pretende fazer. Nos meios de produção, este documento tem o nome de tratamento. Se se trata de um trabalho individual e o projecto é simples, este tratamento pode nunca chegar a sair da nossa cabeça, mas é sempre uma boa opção escrevê-lo.

VOLTAR

O Tipo de Produção

Para produções simples, poderá preparar-se tudo sozinho e rodar todo o filme, ao vivo, utilizando uma só câmara. Este é o estilo de espectáculo de palco (em inglês, stage show). Este método funciona se a acção se desenrolar linearmente do início ao fim,no mesmo espaço e se não se planeia fazer nada de complicado com a câmara a não ser pan e zoom. Este é o tipo de produção mais simples, mas é muito pouco utilizado em produções de vídeo profissionais.

Um estilo mais utilizado é o de produção – pós-produção. Aqui, o processo de produção relaciona-se com a captação de todas as imagens vídeo para cassete ou disco rígido, sem preocupação sequencial durante a filmagem. Depois de todas as filmagens estarem feitas, o material gravado é levado para um estúdio de edição e compilado, fazendo-se a “montagem”, num único vídeo, o vídeo final. Este processo, chamado pós-produção, ou Edição providencia a flexibilidade de se poder ter diferentes ângulos de câmara numa mesma cena, combinar material gravado em locais e alturas diferentes, e adicionar todo o tipo de efeitos dinâmicos para transições de câmara. Quase tudo o que se vê na televisão, com excepção de notícias em directo, é feito desta forma. É um processo mais complexo, mais moroso, e os custos do equipamento podem passar do dobro, embora tenham tendência a descer, quando a pós-produção é feita num PC. Mas, no final, os resultados que se podem conseguir acabam por compensar o investimento feito.

Existe uma abordagem de meio-termo, por vezes chamada de in-camera editing (edição na câmara). Neste estilo, utilizam-se as capacidades de edição de que quase todos os vídeogravadores e câmaras de vídeo dispõem, para juntar as diversas partes de vídeo durante as filmagens. Este método não requer nenhum equipamento adicional, mas sim tempo adicional que poderá estar a ser gasto enquanto está tudo preparado no estúdio ou em campo e enquanto o pessoal de apoio ou actores de elevado custo estão sentados à espera. Desta forma, pode acabar por se revelar uma abordagem mais cara, e só permite mesmo fazer cortes entre shots. Não há flexibilidade suficiente para combinar material pré-gravado ou para introduzir efeitos dinâmicos. Excepto para produções muito simples, este tipo de produção não é uma boa abordagem.

VOLTAR