Tratamento do Áudio
Home Subir Índice

Tratamento do Áudio

Excepto para os casos em que temos um grande plano de uma pessoa a falar ou para situações que requeiram áudio sincornizado (lip-sync), a produção de áudio é um processo feito em separado. O áudio e o vídeo são combinados na fase de pós-produção. Mesmo quando o áudio é gravado juntamente com o vídeo, poderá ser necessário um tratamento em separado para melhoramentos ou adição de outros elementos, como música de fundo ou efeitos sonoros. Para facilitar esta tarefa e para obter mehor qualidade, os profissionais utilizam, geralmente, diferentes gravadores de áudio durante a produção do vídeo. Isto funciona bem se se dispuser de meios de sincronização entre áudio e vídeo. A sincronização pode ser feita com um dispositivo que marque o áudio e o vídeo ao mesmo tempo, no início de cada gravação. A claquete que tantas vezes vemos utilizar em produções profissionais é utilizada para este propósito. Esta identifica o shot e o bater da alavanca é ouvido no áudio e o frame exacto onde ocorre o estalo pode ser localizado visualmente no vídeo.

Um meio mais sofisticado de sincronização durante a produção e a pós-produção é o time code (código de tempo). Este é uma pista especial que contém um código digital que é colocado em todas as gravações de modo a identificar unívocamente cada frame de vídeo e o seu bloco de áudio associado. O time code é também o melhor meio para identificar pontos de edição ou corte no vídeo e no áudio durante a pós-produção.

Quando uma cena envolve narração (voice-over), é melhor gravar primeiro o áudio, de modo a que este possa ser reproduzido durante a filmagem do vídeo, para que possamos assegurar que o vídeo encaixa na time line do áudio. Se o vídeo se revela muito longo para o áudio, podem ser acrescentadas pausas ao áudio durante a pós-produção, mas é muito mais difícil reparar o caso em que o vídeo é muito curto para o áudio. Se se souber isto de antemão, durante a produção do vídeo, podem tomar-se medidas para que o vídeo saia mais longo, com filmagens de diferentes vistas que possam ser editadas para ocupar tempo. No pior dos casos, terá que se reescrever e regravar o áudio.

VOLTAR