Razões para a utilização do vídeo
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Produtividade

Sumário das Razões

 

Distribuição de Informação  

Muitas aplicações de difusão de informação limitam-se a apresentar um conjunto de informação preexistente. Se essa informação contém vídeo, então a aplicação deve mostrar o vídeo, e o objectivo do vídeo é apenas esse - ser visto.É o exemplo de um arquivo de notícias de um determinado assunto. Quando o arquivo contém vídeo, a aplicação deve mostrá-lo, senão, não estará a fazer o trabalho dela.

Por vezes a aplicação implica a disponibilização de vídeo, mas a quantidade é muito grande. Um exemplo, é uma base de dados de informação sobre filmes, a ser produzida em Cd-Rom, para ser utilizada pelos consumidores para alugarem ou comprarem filmes. A base de dados contém cerca de 30.000 filmes que foram produzidos desde o início do cinema, e seria bom incluir apresentações para esses filmes, se disponíveis. Mas, apesar de as apresentações demorarem apenas alguns minutos, seriam necessários 1.000  ou mais horas de vídeo, para fornecer uma informação minima  àcerca de cada filme o que tornaria impossível colocar toda essa informação num Cd-rom. As apresentações teriam de ser criteriosamente escolhidas e reduzidas a apenas algumas centenas.

Um diferente caso de difusão de informação é, por exemplo, num quiosque electrónico, num centro comercial, que apresenta informação do centro comercial ao visitante. Aqui, quase toda a informação poderia ser disponibilizada em imagens, texto e som. Mas com a introdução do elemento vídeo, a aplicação poderia ganhar uma outra vida, chamando e prendendo mais a atenção do cliente. Neste caso a função do vídeo é de pura “sedução”, mas é precisamente disso que a aplicação necessita.

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Software Educativo

O objectivo destas aplicações é ensinar. Para facilitar esta tarefa, o conteúdo deve ser apresentado na maneira mais clara e fácil de entender possível. Muitas vezes isso necessita de vídeo. Por exemplo, quando a informação apresentada envolve acções ou procedimentos físicos, o vídeo seria a melhor maneira de o conseguir. Aqui o objectivo do vídeo é tornar mais clara e “visível” a  informação.

Quando se trata de uma simulação, para se obter mais realismo, o melhor método pode ser o vídeo. Neste caso o vídeo servirá para “dramatizar” o real, para o tornar mais perceptível.

O ensino é mais eficiente, quando o aluno está interessado e envolvido no processo. O vídeo, está comprovado, “consegue” atrair o estudante – a “sedução”  pode ser uma das  funções  que o vídeo é capaz de cumprir com mais eficácia.

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Entretenimento

O uso de vídeo no entretenimento é um pouco como na educação: é necessário oferecer realismo, acção e prender a atenção do utilizador. A diferença é que aqui, o principal objectivo é  divertir, em vez de ensinar. O utilizador também pode estar a aprender, mas a sua primeira reacção deve ser divertir-se. Muitas aplicações de entretenimento interactivo resolvem este problema fazendo um jogo, que é apenas um ambiente onde é necessário que o utilizador resolva alguns enigmas relacionados com o assunto do entretenimento.

Quando se constrói o ambiente de um jogo importa que ele, ao longo do tempo, se mantenha “interessante” o que vai implicar que  seja diversificado. Deve conter vários caminhos para serem descobertos e explorados durante horas, de maneira a que o utilizador não fique aborrecido. Isto é complicado de obter apenas com vídeo visto que uma aplicação distribuída num único CD-ROM não pode ter mais do que 1 ou 2 horas de vídeo. Assim, o mais indicado será construir o ambiente num suporte com um “custo” e um peso mais leve, ou seja, com imagens, animações, texto e som. O vídeo, nestes casos, apenas deve ser utilizado em pontos chave da aplicação. Este é outro exemplo onde o realismo impõe que a  inclusão do vídeo seja ponderada e ajustada, ainda que o possivel fique aquem do desejável.

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Produtividade

  Folhas de cálculo, processadores de texto, bases de dados e outras aplicações de produtividade, têm o objectivo de arranjar, catalogar, armazenar, manipular e apresentar informação. Normalmente a informação que é usada não é vídeo, e a inclusão de vídeo nestas aplicações é esporádica. No entanto, pode ser útil para personalizar a apresentação de informação ( por exemplo um “vídeo clip” para comentar uma folha de cálculo). Aqui o vídeo, além de personalizar e chamar a atenção, pode ser importante para ajudar as outras pessoas, a entender melhor o conteúdo da folha de cálculo. É de ter em atenção que o áudio também é uma maneira bastante útil de personalizar.            

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Sumário das Razões

Vídeo é o conteúdo

O objectivo da aplicação é mostrar o vídeo

Apresentação mais clara

O vídeo é a melhor maneira para mostrar acções ou procedimentos físicos

Realismo

Vídeo é bastante realista

Personalizar

Incluir pessoas na acção que o utilizador irá reconhecer

Seduzir

Torna a aplicação mais interessante e atractiva – prende a atenção do utilizador

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