Objectivo do Vídeo
Home Subir

 

Numa aplicação multimédia, qual o papel do vídeo? É fundamental questionar o que se pretende atingir, ao produzir um vídeo para inserir  numa aplicação.

O que é que o vídeo acrescenta à  aplicação? Quem o vai procurar? Que mensagem deve transmitir ou reforçar?

É óbvio que as mesmas perguntas devem ter sido colocadas acerca da aplicação a que o vídeo se destina dado que  se e se conhecer o objectivo da aplicação, é mais fácil decidir se o vídeo encaixa ou não, e a partir daí desenvolver o próprio objectivo do vídeo. A questão  mais importante no planeamento de um vídeo para uma aplicação  é decidir em que sítio da aplicação é que  o vídeo vai ser usado e como é que ele vai “servir” os objectivos da aplicação.

No planeamento do conteúdo do vídeo da aplicação é necessário também, saber qual a quantidade de vídeo que a aplicação pode conter. Isso vai depender de como a aplicação vai ser distribuída. Deve-se prever um “custo” para o vídeo, especificando um total de segundos ou megabytes. À medida que se vai planeando a aplicação vão-se inserindo partes do “custo” do vídeo nas diversas partes da aplicação. Isto pode levar a que falte vídeo em algumas partes da aplicação. A única forma de evitar tais situações, é analisar cuidadosamente as diversas partes da aplicação e utilizar o vídeo nos melhores sítios possíveis, ou seja, inseri-lo onde ele é necessário e eficaz para os objectivos da aplicação.