Exemplo de um Guião (Casablanca) - PDFExemplo de um Storyboard (The Cape) - GIFO Guião
O conteúdo do vídeo é descrito pelo guião. Com
uma imagem global do que irá ser a sequência de vídeo na mente ou no
tratamento escrito, deverá começar-se por dividi-la em cenas. Uma cena
poderá ser qualquer parte do vídeo em que a acção decorre continuamente sem
que haja alterações de local ou interrupções de tempo. Durante uma cena, a câmara
pode movimentar-se, fazer pan, tilt,
ou zoom, mas a acção que se vê tem que ser contínua. Não é necessário
que uma cena completa seja filmada de uma só vez, mas tal deverá parecer ao
espectador. É claro que seria mais fácil gravá-la toda de uma vez, mas este método
iria introduzir muitas limitações em termos de tipos de efeitos que poderiam
ser utilizados. Em trabalhos profissionais, a maioria das cenas são divididas
num certo número de shots para
produção. Estes shots são
produzidos separadamente e reunidos por edição na pós-produção. VOLTARO Storyboard
É, geralmente, útil desenvolver, em primeiro
lugar, o guião na forma de storyboard.
Um ou mais esboços são feitos para cada cena, mostrando de forma aproximada,
como determinada parte de uma cena irá parecer. Se se planeia incluir vários
ângulos de câmara diferentes numa cena, deverá haver um esboço para cada um
deles. Estes esboços, sob a forma de desenho, deverão ser acompanhados de
texto narrativo ou notas que descrevam o que é necessário ter em consideração
para cada parte. O tipo de transição entre cenas deverá também ser incluído
no storyboard. Esta é uma forma
eficaz de se obter uma imagem rápida do conteúdo total do projecto e da sua
evolução. Revela-se também útil quando é necessário apresentar uma cena ao
chefe, ao cliente, ou aos colegas de trabalho. O
Guião do Áudio
Se o vídeo vai incorporar áudio, este deverá
começar a ser delineado na fase do storyboard.
Geralmente, o guião do áudio vai determinar a sequência temporal (time
line) do vídeo. Por exemplo, se vai haver uma cena com um grande plano (close-up)
de uma pessoa a falar, essa cena deverá ter tamanho suficiente para que a
pessoa possa transmitir a sua mensagem. Para que um vídeo pareça mais
profissional, o timing do áudio e do
vídeo deverá encaixar perfeitamente, sem que seja necessário acrescentar
esperas em nenhum deles. Uma boa técnica para produções simples, passa
pela construção da pista de áudio em primeiro lugar, para que esta possa
estabelecer o timing do vídeo.
Durante a produção há uma maior flexibilidade para controlar o timing
do vídeo do que do áudio, mas se não for possível encaixar o vídeo, poderá
ser necessário reescrever o guião do áudio. Claro que quando são necessárias
cenas com áudio sincronizado, como uma pessoa a falar, o áudio e o vídeo terão
que ser produzidos ao mesmo tempo. O
Guião do Vídeo
Quando se chega a um acordo em relação ao storyboard,
o guião de áudio pode ser escrito, e um guião de vídeo pode começar a ser
desenvolvido. Este deverá descrever as características de cada cena, quem
aparecerá na câmara e o que irá fazer quem aparecer na câmara. Com o guião
do vídeo, começa-se a trabalhar no que a câmara irá fazer em cada cena: close-up
ou wide, alterações no ângulo da câmara
com pan, tilt, ou zoom. A manipulação
da câmara é um dos pontos em que a experiência profissional vai afectar a
qualidade da produção. Uma forma de aprender produção de vídeo acessível
a todos, é estudando como determinadas técnicas de que necessitamos são
executadas na televisão. É necessário aprender a ver a produção em vez do
conteúdo. Um bom produtor executa tudo de forma tão subtil, que poderá ser
necessário rever determinada cena diversas vezes até que se consiga distinguir
o que foi feito em cada passo. É claro, esse é um dos objectivos de uma boa
produção: o espectador deverá aperceber-se apenas do conteúdo, enquanto que
a produção deverá ser invisível. |