Caso de Estudo

Global Supply Chain Associates

A empresa Global Supply Chain Associates (GSCA) é uma empresa de que efectua consultadoria a outras empresas, com o objectivo de resolução de problemas em linhas de fabrico e logística associada.

A empresa é constituída por uma extensa rede de consultores independendentes constituída por professores universitários e especialistas sobre o funcionamento dos processos industriais, de forma a reunir uma equipa de peritos de qualidade inegável, para resolver os problemas dos seus clientes.

Esta empresa tem-se focado essencialmente no desenvolvimento, aplicação e fornecimento de técnicas analiticas, modelos e ferramentas que sirvam um alcance bastante largo no que trata de empresas de manufactura, e os seus aspectos de logistica. Procurando analisar a rede global de fornecimentos da empresa, testando aspectos que permitam fazer uma optimização global do sistema no que trata de assuntos relacionados com comércio internacional, processos de negócio e assuntos de logistica.

As competências profissionais da empresa baseiam-se essencialmente em dois factores: a reconstrução dos processos de negócio (Business Process Re-engineering) e no estabelecimento de modelos ao nível da cadeia de fornecedores (Supply Chain Modeling).

Ao nível da reconstrução dos processos de negócio são de realçar os seguintes aspectos:

Processos Materiais (Material Processes)

Os profissionais da GSCA já identificaram e esquematizaram todos os passos necessários para modelizar que envolvem processos relacionados com determinados problemas das empresas, identificando quais os requisitos a nível material da empresa, comunicando esses requisitos para uma gigantesca cadeia de fornecimento em todo o mundo, repondo assim a procura com a oferta. Procurando ajudar companhias de dimensão considerável, melhorando os seus processos materiais.

Processos Logísticos (Logistic Processes)

A GSCA já trabalhou com grandes e pequenos clientes, efectuando avaliações detalhadas sobre o seus sistemas de resposta a encomendas e funções de distribuição, com o objectivo de melhorar os seus serviços a clientes e ao mesmo tempo reduzir os seus custos. As recomendações podem passar por reorganizações de departamentos, mudanças no pessoal, programas de treino, trabalho com empresas de outsourcing, eliminação de aspectos em certos processos e adopção de novas medidas de performance.

Ao nível da modelização da cadeia de fornecedores a empresa efectua tarefas ao nível de:

Estratégias de fabrico (Manufacturing Strategy)

A GSCA já ajudou várias companhias a racionalizar as suas linhas de fabrico e estratégias de logistica e as suas cadeias de fornecimento.

A GSCA através de re-estrutrurações nas cadeias de fornecimento das empresas, conseguiu, através de antecipações à mudança de mercados, que os seus clientes poupassem desde 10% até 25% nos custos de fornecimento.

Estratégia de Distribuição (Distribution Strategy)

Os profissionais da GSCA já propuseram e avaliaram estratégias e redes distribuição de várias empresas de vários ramos, desde pequenas empresas até companhias multi-nacionais. Conseguindo em média uma redução de custos de 10% a 15% e do tempo de distribuição de produtos de 20 a 30%.

O trabalho efectuado pela empresa GSCA assenta essencialmente sobre os seguintes pressupostos:

Notar Bem: Este Caso de Estudo foi construído com base na informação fornecida no endereço da empresa GSCA, http://www.gsca.com/#GSCA.

Paulo Pais, Janeiro 2001.