BackOffice

A solução da Microsoft

por

Paulo Alexandre de Almeida Pais

Departamento de Engenharia Informática

Universidade de Coimbra

3030 Coimbra, Portugal

ppais@student.dei.uc.pt

 

ResumoPretende-se, neste documento, de uma forma simples e coerente, apresentar os principais factores que levaram a solução de BackOficce da Microsoft a ter um considerável sucesso no mercado actual. Assim, descrevem-se de forma sucinta cada um dos produtos que se encontram na package de BackOffice da Microsoft, os principios básicos do seu funcionamento (o modelo de processo cliente-servidor) e as vantagens de negócio que esta package de BackOffice oferece às empresas e ao seus sistemas de computação distribuídos. Ao contrário de ferramentas que existem no mercado, como SAP, Oracle Applications, J.D.Edwards, Peoplesoft, VBS, etc., as soluções de backoffice da Microsoft aqui apresentadas, encontram-se essencialmente virada para empresas de computação e desenvolvimento de aplicações Cliente-Servidor que funcionam basicamente num ambiente de conputadores distribuido (rede de computadores) e apresenta-se como uma solução genérica que funcionará para vários modelos de negócio, tendo sempre em conta a expansão em rede de computadores.

Palavras chaveBackOffice

Introdução

Atendendo a que cada vez mais, a divulgação da informação se torna mais importante e a rapidez e qualidade de acesso a esta, se torna num factor decisivo, não será de estranhar o surgimento de novas empresas ligadas às Tecnologias de Informação. Será neste âmbito que este documento se insere, pois pretende explorar uma das mais utilizadas soluções de BackOffice, no âmbito da computação.

Sobre o assunto, existem várias obras, das quais será de destacar Special Edition Using BackOffice Second Edition Volume 1, de G.A. SULLIVAN [1]. Existem ainda várias referências "web", as quais o leitor terá todo o interesse em consultar e das quais será de destacar: http://itknowledge.com/reference/standard/0789711427/ewtoc.html[2].

O presente documento não pretenderá expor todas as considerações sobre o tema, mas sim, fazer uma abordagem simples e concreta, aos principais aspectos e vantagens que este tipo de soluções traz para as empresas que pretendam adoptar o sistema.

 

  1. Breve História do surgimento da plataforma de BackOffice da Microsoft
  2. Desde o inicio da existência dos computadores, têm sido procuradas novas formas de partilha de informação entre computadores pessoais. Assim, o surgimento de redes de computadores, que permitem a partilha desses dados, representaram um passo de grande importância, no que se refere aos modelos de computação. Com o surgimento desta tecnologia, surgem um novo foco de enorme interesse que consiste na computação em ambiente distribuído, tendo como objectivo a partilha de dados. Assim os computadores pessoais, assumem grande importância nestes sistemas pois permitem a comunicação entre grupos de trabalho e ao mesmo tempo garantem independência de sistemas centralizados de informação. Apercebendo-se deste facto, companhias como a Microsoft, a Intel, Novell e Compac, começam a desenvolver produtos específicos para computadores pessoais, garantindo assim enormes lucros. Produtos como Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint e Acess) são exemplos concretos desse sucesso.

    Com o aumento da utilização de ambientes distribuídos de computação, surge a necessidade de obter a máxima performance de todos os computadores na rede. Assim, surge o sistema de BackOffice, que permite retirar todas as potencialidades dos computadores de uma organização, e ao mesmo tempo obter informação de uma forma controlada e num ambiente seguro. Em seguida, apresentar-se-á uma descrição mais pormenorizada sobre a plataforma de BackOffice da Microsoft.

  3. Em que consiste a plataforma de BackOffice da Microsoft
  4. A plataforma de BackOffice da Microsoft consiste num conjunto de produtos desenhados para servidores, baseados em redes de computadores utilizando o sistema operativo Windows NT, que podem operar em conjunto como uma "package" e que são vendidos em conjunto.

    Embora cada produto se encontre disponível como servidor de aplicações "stand-alone", a compra e implementação da package completa como um todo trará grandes vantagens.

    A plataforma de BackOffice da Microsoft é composta por nove servidores de aplicações "stand-alone", integrados numa só package.

    Cada produto é desenhado de forma a ser competitivo por si só, e pretende funcionar em ambientes de computação heterogéneos. Assim, este conjunto de produtos individuais transforma a plataforma de BackOffice num sistema fiável, como um todo.

    A plataforma de BackOffice contém essencialmente componentes baseadas em servidores, mas também software que será instalados nos clientes (PCs).

    Alguns dos produtos incluem ainda várias funcionalidades que apenas são apropriadas para determinados ambientes ou redes. Em adição às componentes individuais, a plataforma de BackOffice inclui utilitários de ajuda à instalação do sistema, que permitem seleccionar e configurar as opções para o servidor em questão fazendo ao mesmo tempo recomendações sobre o hardware necessário para suportar as opções escolhidas na instalação.

    A plataforma de BackOffice lançada em Dezembro de 1996 pela Microsoft continha os seguintes produtos:

    Windows NT Server 4.0

    Internet Information Server 2.0

    FrontPage 1.1

    Index Server 1.1

    Proxy Server 1.0

    Exchange Server 4.0

    SQL Server 6.5

    SNA Server 3.0

    Systems Management Server 1.2

    Em seguida é apresentada uma descrição dos produtos que constituem esta plataforma.

    . Windows NT Server 4.0

    O produto Windows NT Server é a plataforma de suporte para todos os produtos package de BackOffice da Microsoft. No servidor, o Windows NT server comporta-se como um sistema operativo aberto, e escalonável. Do ponto de vista da empresa o Windows NT Server comporta-se também como o sistema operativo da rede, semelhante ao papel da Novell Netware. Assim, apresenta um serviço básico de partilha de ficheiros, impressão e serviços de ligação entre estações de trabalho (workstations), mas também muitas outras funcionalidades ou serviços.

    Embora o sistema operativo Windows NT Server, não seja tão antigo como outros sistemas operativos competitivos, como o UNIX, têm mostrado, ao longo da sua existência, ser seguro e fiável.

    O sistema Windows NT é muitas vezes referido como um Windows com força ao nível "Industrial".

    . Internet Information Server 2.0

    Um dos principais objectivos da plataforma de BackOffice da Microsoft é fazer com que as empresas e organizações que comprem este sistema possam desenvolver-se na Internet, que se assume cada vez mais de importância estratégica para o crescimento das empresas.

    Assim o Internet Information Server (IIS), apresenta as seguintes funcionalidades principais:

    . A capacidade de desenvolver e trabalhar com servidores World Wide Web

    . O suporte dos serviços de FTP e Gopher

    . Uma plataforma segura

    . Suporte para CGI (Common Gateway Interface)

    . Ligação com outros servidores de aplicações

    Actualmente são cada vez mais as empresas que ganham com a presença na Internet, e que criam a sua página e a expoem na Web, utilizando um servidor Web.O Internet Information Server, permite que as empresas criem as suas páginas na forma tradicional, ou seja usando HTML (Hypertext Markup Language). E, em adição o Internet Information Server, suporta a operação de múltiplos servidores Web, na mesma máquina.

    Para garantir a segurança dos endereçamentos, a Microsoft incorporou no sistema o suporte para uma Secure Sockets Layer (SSL), que é baseada no sistema RSA public-key cryptography que já demonstrou credibilidade pela sua grande aceitação.

    O Internet Information Server suporta também o sistema Private Communication Technology (PCT) security. O Sistema PCT fornece o mesmo nível de segurança que o SSL, sendo no entanto mais eficiente.Para além do SSL e PCT, a Microsoft tem trabalhado com várias empresas de cartões de crédito para desenvolver uma forma segura de efectuar transacções na Internet. Este sistema é conhecido como Secure Transaction Technology (STT) e estará diponível em futures versões do Internet Information Server.

    O Internet Information Server, apresenta já suporte para o sistema CGI, o que permite transacções nas páginas Web, não se restringindo às tradicionais páginas em HTML.

    O Internet Information Server, inclui também o Internet Server Application Programming Interface (ISAPI). Sendo esta, uma das mais importantes vantagens deste produto, porque permite que os programadores criem DLLs (dynamic-link libraries) para execução do Servidor Web. Assim, o ISAPI permite realizar as mesmas tarefas do sistema de CGIs, no entanto o ISAPI é muito mais eficiente porque as DLLs são carregadas para a memória no servidor Web em runtime em ao contrário da CGIs. Para além disso a execução das DLLs é bastante mais rápida.

    Um dos principais usos que a Internet, possui para as empresas é permitir interagir comos clientes, permitindo por exemplo aceitar pedidos de encomendas e registá-los directamente na base de dados, o sistema ISAPI permite a realização destas tarefas e permite para além disso a ligação com outros servidores de aplicações.Assim o IIS, assume-se como uma ferramenta estratégica para as necessidades de uma empresa, no que trata de expansão na Internet.

    .FrontPage 97

    Actualmente, já é muito raro construírem-se páginas em HTML "puro", pois com o surgimento de ferramentas gráficas como o FrontPage, esta tarefa encontra-se bastante simplificada. Este produto permite a criação de páginas HTML, sem ter que se aprender a linguagem HTML. Esta aplicação permite manipular imagens ou texto de forma simples, e com alguns conhecimentos de HTML, permitirá ao programador explorar todas as facetas do FrontPage.

    .Index Server 1.1

    O Index Server é um produto adicional para o IIS. Este permite que os autores de páginas Web indexem a informação contida numa página Web, de forma a facilitar o acesso a esta. Os Clientes podem procurar uma página Web para encontrar a infornação que precisam e esperam que o Index Server a encontre rapidamente devido à forma como a informação se encontra organizada. O Index Server é capaz de organizar o conteúdo da informação em documentos, assim como propriedades da documentação, que é uma importante capacidade que nem todos os mecanismos de pesquisa na Internet possuem.

    . Proxy Server 1.0

    O Proxy Server é um produto baseado em Windows NT Server, que permite que o adminstrador da rede de uma organização, gerir os acessos de cada máquina de uma rede à Internet. Este produto fornece um acesso controlado e seguro à Internet, deixando que sejam os adminstradores da rede que decidem quem poderá aceder à Internet e em alguns casos o que estes poderão fazer enquento estiverem na Internet.

    . Exchange Server 4.0

    As duas principais funções do Exchage Server é transmissão de mensagens electrónicamente (e-mail) e a partilha e gestão de informações electrónicas em grupos. Sendo uma ferramenta de correio electrónico, fornece os meios pelos quais as mensagens são enviadas na rede da empresa. O Exchange Server é baseado nos princípios da computação entre Cliente e Servidor e é escalonável para grandes companhias de computação.

    Como uma ferramenta de gestão de informação em grupos , o Exchage Server fornece capacidades básicas de groupware. Surgindo como o produto do Microsoft BackOffice que lhe permite partilhar informação dentro de uma grande rede.

     

    . SQL Server 6.5

    O SQL Server é um sistema que permite gerir todas as operações sobre bases de dados também conhecido como RDBMS (relational database management system). Como tal, tira partido dos princípios de computação Cliente-Servidor. Como um competitivo RDBMS, fornece o processamento de transacções e preservação da integridade referencial dos dados, bem como execução de Stored Procedures, distribuição de transacções, replicação de dados e inclui também ferramentas gráficas de administração de base de dados.O SQL Server é um sistema aberto, fiável, e escalonável como seria de esperar de um RDBMS construído sobre as funadções do Windows NT Server.

    . SNA Server 3.0

    O SNA Server fornece serviços de ligação para mainframes IBM e IBM AS/400.

    Este produto permite que computadores pessoais baseados em MS-DOS, Windows, Windows for Workgroups, Windows NT, Mac OS, UNIX, or OS/2 to "ver" os computadores que servem de host. Esta "visibilidade" permite às empresas de computação to manter os dados como legado enquanto a organização faz uma transição para novos modelos de computação.

    . Systems Management Server 1.2

    O Systems Management Server (SMS) permite ao gestor da rede a administração centralizada de toda a rede. Isto inclui a administração de cada computador na rede e o software em todos os computadores. Especificamente, o SMS foi desenhado para suportar as seguintes funções:

    . Gestão de inventário de hardware e software

    . Instalação e distribuição automatizada de software

    . Administração remota do sistema permitindo que o administrador do sistema controle o teclado, rato e écran de qualquer computador da rede que esteja a correr em MS-DOS ou um sistema operativo Windows.

    . Gestão de aplicações em rede

    Uma das grandes vantagens do SMS esteja nos ganhos implícitos que este sistema trará para a empresa. Assim o SMS permitirá reduzir custos na administração de uma rede baseado nas seguintes vantagens:

    . Os utilizadores gastam menos tempo a tratar como incompatibilidades de ficheiros porque o SMS facilita um upgrade automático.

    . O pessoal que efectua serviço de apoio aos utilizadores da rede gastam menos tempo a resolver os problemas dos utilizadores porque eles conseguem ver o problema directamente no computador do utilizador sem sair da sua secretária.

    . Não existe a necessidade de existir um diagnóstico frequente do hardware no local pois o SMS suporta estas actividades remotamente.

    Assim a plataforma BackOffice combinando este conjunto de produtos, foi desenhada para preencher um grande vazio que existia ao nível da computação nas empresas. Mantendo-se como uma dos maiores conjuntos de produtos desenhados para trabalhar em conjunto ou individualmente no suporte de informação e gestão de redes.

    Cada produto que constítui a plataforma BackOffice da Microsoft, fornece um serviço de aplicação para todos os utilizadores da rede da empresa ou organização.

  5. Vantagens para os negócios das empresas

Do ponto de vista empresarial é essencial saber como é que estas poderão beneficiar deste sistema de BackOffice. Assim, uma das vantagens principais que este sistema traz para as empresas, reside no valor da informação que este sistema gere. Em seguida será apresentado um conjunto de vantagens que directamente ou indirectamente advêm da implementação deste sistema.

. Vantagem Financeira

A Microsoft criou um conjunto de produtos baseados em servidores. Como consequência, comprar este sistema tende a ser financeiramente vantajoso, comparado com outros produtos competitivos vendidos separadamente.

Em adição a estas vantagens, cada produto do BackOffice da Microsoft foi desenvolvido com mesmas fundações, tendo em atenção a garantia de consistência de produtos. O que faz com que exija menos esforço e tempo na implementação do sistema.

. Existência de informação da Empresa

As organizações de hoje procuram cada vez mais por processos de decisão mais eficientes, na medida em que os ciclos de negócio se encontrarem a diminuir. Um bom exemplo disso é o reduzido tempo de vida de um produto da Microsoft. Os produtos Microsoft costumavam ter uma duração de 18 meses, antes de uma nova versão sair no mercado. Agora a próxima versão de um produto Microsoft, sai praticamente meio ano depois. Este acelerar dos processos de decisão, baseia-se fortemente na existência de informação que permite estes rápidos desenvolvimentos.

. A facilidade de Administração

Como todos os produtos baseados em servidores e clientes, a gestão do sistema tem que ser entregue ao um conjunto de pessoal especializado para a administração do sistema. Os produtos BackOffice da Microsoft, vêm com um conjunto de ferramentas gráficas de administração, que simplificam a complexidade da gestão de servidores. A consistência dos produtos de BackOffice permitem ganhos no que respeita ao tempo de aprendizagem, que se apresenta reduzido.

. Uma plataforma de desenvolvimento consistente

Os utilizadores deste sistema poderão tirar partido dos benefícios do BackOffice de variadas formas. Primeiro será a existência de interface de programação de aplicações (APIs) aberto e consistente. Mais importante, a utilização aplicações de servidores de APIs é consistente com os existentes na parte dos clientes. Estes APIs fornecem aos utilizadores a capacidade de criar e suportar aplicações distribuídas.

. Existência de apoio técnico em todo o mundo

Para suportar a um implementação bem sucedida do sistema de BackOffice, a Microsoft investiu fortemente na construção de uma rede de parceiros industriais. Este conjunto de parceiros, conhecidos como solution providers, encontram-se localizados virtualmente em quase todas as maiores áreas metropolitanas dos Estados Unidos e em quase todas as mais importantes cidades do mundo. Estas empresas variam em tamanho desde pessoas individuais contratadas até grandes empresas internacionais de consultadoria.

O papel de um solution provider é fornecer aconselhamento profissional sobre o uso dos produtos da Microsoft, incluindo os produtos de BackOffice. Alguns dos solution providers são especializados em alguns produtos de BackOffice enquanto outros apoiam a totalidade dos produtos que constituem este pacote. Os Solution providers incluem desde engenheiros de sistemas até pessoas capazes de realizar formação na empresa em questão.

A Microsoft trabalhou especialmente para criar esta rede de solution providers para que os clients possam ser bem sucedidos com os seus produtos. Uma das formas impoirtantes para assugurar ao cliente alta qualidade nos serviços prestados por uma empresa de "Solutions provider" é obtida através programa Microsoft Certified Professional program. O Certified Professional program offerece quatro tipos diferentes de certificação, cada um com o seu objectivo distinto:

Aqueles que atingiram o estatuto de MCSE são os melhores candidates para prestar assistência na implementação do sistema de BackOffice. A certificação MCSE envolve a passagem por quatro difíceis exames sobre Windows NT e dois exames selectivos sobre os produtos de BackOffice. Para administradores, esta é a mais importante certificação para se prestar assistência nos produtos de BackOffice.

Um especialista MCPS é testado em Windows e num produto Microsoft como o Word ou Excel.

Como esta certificação não inclui o Windows NT ou produtos de BackOffice, esta certificação não é válida para gestão de produtos de BackOffice.

Microsoft Certified Solution Developer (MCSD)

Os programadores podem ser certificados nas ferramentas de desenvolvimento Microsoft, passando nos exames MCSD. O que inclui a passagem por duas intensas examinações no sistema operativo Windows e arquitectura de serviços e dois exames selectivos em ferramentas de desenvolvimento Microsoft, como por exemplo Visual C++ ou SQL Server. Como o sistema BackOffice é a plataforma sobre a qual aplicações criticas podem ser construídas, o certificado MCSD é importante para programadores que se encontrem a trabalhar sobre produtos de BackOffice.

Uma pessoa com um certificado MCT, apresenta condições de ensinar e trabalhar com cada um dos produtos da plataforma de BackOffice da Microsoft.

Os MCTs são capazes de efectuar treinamento sobre quase todos os produtos Microsoft incluindo os de BackOffice.

. O modelo de Serviço Integrado

Todos os componentes de BackOffice foram desenhados para tirar o máximo de vantagem do Windows NT Server como uma plataforma fiável. Cada produto é desenhado tendo em conta a arquitectura do Windows NT.

Consequentemente, os produtos integram-se com Windows NT Server de forma fácil, assim como uns com os outros. Este nível de integração resulta numa estável plataforma sobre a qual redes de informação podem ser construídas com segurança.

O valor da estabilidade é reforçado pela facilidade da instalação. A integração leva a uma utilização simplificada, a qual leva a custos de administração mais baixos e utilizadores mais satisfeitos.

A instalação unificada dos produtos de BackOffice resulta em menor esforço na instalação de cada um dos produtos de BackOffice, que podem ser instalados do mesmo conjunto de CDs. A consistência da instalação contribui também para a simplificação do processo.

Um modelo de segurança integrada significa que os utilizadores têm que se recordar de poucas passwords e apenas se identificam uma vez para aceder a todos os serviços de BackOffice.

4. Conclusão

O grande valor da plataforma de BackOffice da Microsoft, reside essencialmente na facilidade de utilização, na segurança e na assistência técnica que presta e na qualidade dos produtos que compoêm esta packege. Espera-se que este texto tenha contribuído para o esclarecimento das questões propostas.

Referências

    1. Sullivan,G.A Special Edition Using Backoffice Second Edition Volume 1, Que, Macmillan Computer Publishing, 1997  

2. An Inside Look at BackOffice, http://itknowledge.com/reference/standard/0789711427/ewtoc.html