Conclusão

Prevendo que não se deixará passar esta oportunidade, a escola do futuro (dum futuro muito proximo) será   uma escola  aberta ao mundo  exterior e que colaborá permanentemente com outas escolas. A aprendizagem  do  futuro   centra-se  à   no   aluno  e  não  no   professor,  será   uma   aprendizagem individualizada e que acompanhará os ritmos e gostos de cada aluno.

O aluno tenderá a ser um produtor activo e no qual diz respeito à construção do seu conhecimento, será um aluno muito mais motivado que o actual.

A integração  das  novas   tecnologias  no  processo  de  educação  trará   aos  professores  maiores responsábilidades, uma vez que terão que estar constantemente actualizados como também  novas competências. Aos alunos abrirá novos horizontes especialmente derivado a que a sua aprendizagem será bastante mais motivadora e atractiva, orientando cada índividuo, desde cedo, para os seus gostos mais profundos.

Deste facto, e pesando os prós e os contras da integração das novas tecnologias na educação o saldo é claramente favorável, o que leva a concluir que todos temos a ganhar e muito pouco a perder.