A VMU (Visual Memory Unit) da Dreamcast é um dos periféricos mais inovadores alguma vez criados numa consola de jogos. Para além de servir de cartão de memória, devido ao facto de conter botões e um ecrã LCD ela permite ainda que se jogue nela, assim como obter informações extra em tempo real acerca dos jogos que correm na Dreamcast.
Possui um ecrã LCD de 48 por 32 pixels, um altifalante, um joystick e 4 botões, e pode levar 2 pilhas.
Em relação ao cartão de memória, este tem capacidade para 200 blocos de 512 bytes. Nele podem ser armazenados 3 tipos de ficheiros: ficheiros de gravação de jogo, ficheiros de jogos para a VMU e icons.
A VMU possui como processador um Sanyo LC8670 (com uma alcunha bastante peculiar - "batata").

Este processador é de 8 bits, que funciona a 6MHz quando ligado à Dreamcast, e a 32KHz quando em modo autónomo.
Em termos de memória, a VMU possui uma EEPROM, ROM para a BIOS, bem como RAM para uso de processamento.
Para ligação com a Dreamcast a VMU possui uma entrada de 14 pinos.