Introdução

 

A realização deste trabalho que se prolongou por muito tempo - 7 meses - foi bastante interessante. É esta a área da informática por mais me interesso. Para onde caminha a informática? Como influenciará a sociedade? Quais as próximas grandes mudanças que sofrerá?

Se este trabalho tivesse sido finalizado há dois meses seria objectivamente diferente do que é hoje, da mesma forma que se terminasse daqui a dois meses também o seria. Não tenho e penso que ninguém tem posições estáticas sobre estes assuntos.

A informática caminha a uma velocidade galopante, e as minhas opiniões vão-se alterando, porque ainda acompanho esta evolução há relativamente pouco tempo e por vezes tenho dificuldade em distinguir um 'sinal' de um 'ruído'.

Estes dois livros são de leitura obrigatória para todos aqueles que de uma forma ou de outra estão envolvidos com as TI e a Gestão. Para além de serem interessantíssimos e independentemente de alguma desactualização, ajudam-nos a criar sentido crítico em relação a toda esta temática.

A primeira vez que li o 'The Road Ahead', há mais de uma ano, absorvi o livro por inteiro, os meus conhecimentos nesta área eram nulos. Agora, devido ao (pequeno) background que já detenho na área sou capaz de observar no livro o que está correcto e o que não está, segundo o meu ponto de vista obviamente, que o tempo mostrará que está errado em muitas questões.

Nós só verdadeiramente começamos a perceber algo sobre um determinado assunto quando temos sentido crítico, e estes dois livros são um enorme contributo nesse sentido na área em que se enquadram.

Há partes do resumo que podiam ter sido resumidas e traduzidas de forma diferente, muitas vezes melhor, mas o que se tentou foi não alterar o sentido que os autores quiseram dar ao seu texto, tendo como objectivo focar os assuntos mais importantes para este trabalho.

O que não gostei neste trabalho foi ter passado mais de 80% do tempo a fazer os resumos. A análise crítica foi sendo amontoada durante a realização dos resumos tendo sido compilada no fim. A leitura destes resumos não dispensa de forma nenhuma a leitura dos livros, é apenas uma introdução.

 

«« Voltar ««