3. Camada Física

A camada física do DQDB é equivalente à camada física do modelo ISO.OSI. As suas funções são pôr uma sequencia de bits no bus e proporcionar serviços ao nível seguinte (a camada DQDB). A camada física é também responsável pela temporização e incronização. Existem dois buses em fibra óptica que transportam os dados em sentidos opostos desde os HOB atá aos terminadores. Os HOBs actuam como geradores, logo os buses nunca estão quietos. Os nodos estão logicamente adjacentes ao bus e tem todos acesso a toda a informação. Eles lêm toda a informação do bus, mas não a alteram necessariamente. Os nodos podem ser leitores passivos ou, em sistemas activos, podem actuar como repetidores de forma a prevenir a atenuação da intensidade dos sinais. Se o nodo 2 desejar enviar dados no sentido do nodo N, então ele vai usar o bus A. Isto implica que primeiro o nodo 2 reserve um slot colocando um pedido no bus B. Se o nodo 2 desejar enviar dados ao nodo 1, tem primeiro de reservar um slot de dados usando o Bus A para só depois enviar os dados no Bus B.

Fig. 3.1 - Ilustração do sistema de bus aberto DQDB.

Quando um nodo escreve num slot a unidade de acesso primeiro lê o slot (a leitura é prioritária à escrita), escrevendo nas localizações dentro do slot e depois passa o slot para o outro bus através da porta lógica OR (ver figura 3.2). As implicações deste método de escrita tornam possível alterar um bit 0 para bit 1, mas nunca o inverso. Isto por causa da função lógica OR, que retorna o valor zero apenas e só se ambos os predicados forem 0.

Fig. 3.2 - Escrita e leitura num slot usando a porta lógica OR.

Numa configuração de bus aberto os nodos podem efectuar a operação dos HOB desde que possuam essa capacidade. Num Bus fechado, um nodo operará como HOB em ambos os buses. A figura 5 mostra a configuração de um nodo que não está a operar correntemente como HOB. Ilustra também as funções de leitura, escrita, e passagem para ou recepção de informação da camada DQDB. Considere o Bus A, a camada DQDB pode passar um octeto (8 bits) para a camada física através do ponto de acesso ao serviço, chamado Ph_SAP_A. A unidade passada pode ser um octeto de dados ou um octeto de gestão DQDB. Em qualquer dos casos o slot terá um comprimento de 53 octetos. O primeiro octeto será do tipo SLOT_START e os octetos seguintes serão ou do tipo SLOT_DATA, ou DQDB_MANAGEMENT. Se um octeto é recebido no bus A, a camada física vai passá-lo para a camada DQDB. A primitiva de serviço mais importante é a indicação Ph_DATA. A camada DQDB pode (ou não) alterar os dados, mas vai passá-los utilizando a primitiva de pedido Ph_DATA. O octeto pode então ser passado à próxima estação do bus.

Fig. 3.3 - Nodo que não está a operar como HOB.

Outras primitivas disponíveis incluem o pedido Ph_TIMING_SOURCE para dizer à camada física que fonte deve usar para fornecer sinais temporais cada 125 µs. O temporizador de 8 Khz pode vir da rede pública (EXTERNAL_CLOCK), de uma entidade igual (BUS_A) ou de outro bus (BUS_B, EITHER_BUS). A camada física sinaliza a chegada de uma marca de tempo através da indicação Ph_TIMING_MARK. Algum nervosismo temporal é inevitável, por causa da existência de dois relógios, mas a única coisa que a camada física pode fazer é tentar manter esse norvosismo a níveis aceitáveis. A primitiva final é a indicação Ph_STATUS que permite à camada física dizer à camada DQDB sobre o estado da ligação duplex associada com o Ph_SAP_A, se está UP ou DOWN. Se o sistema estiver em baixo então deverá ser feito um desvio ao nodo de forma a que os outros nodos não sejam afectados. O estado DOWN deverá ocorrer se o nodo estiver desligado (ex., para manutenção), ligado, mas dessincronizado, corrompendo a rede (operando de forma errada) ou desligado pela entidade que faz a manutenção da rede.

Fig. 3.4 - Nodo A com a responsabilidade HOB.

A figura 3.4 ilustra o nodo A com a responsabilidade HOB. Tem a tarefa imperativa de continuamente gerar slots de 53 octetos no Bus A. Os dados pretendidos por este nodo só podem chegar no Bus B, por isso este nodo actua também como nodo final (terminador). Não pode haver ligação entre os dois buses no HOB e cada um deles permanecerá sempre discreto. A primitiva Ph_SAP_A só é acedida para passar os octetos de gestão DQDB associados com esse SAP para a camada física.


Página seguinte ...


Voltar à p&aacutegina inicial ...