1. Origens

As redes de área metropolitana (MANs-Metropolitan Area Networks) são redes que cobrem uma grande área geográfica, por exemplo uma grande cidade como Lisboa. Fornecem comunicações de alta velocidade a distâncias maiores que uma rede local (LAN-Local Area Network).

Em 1980 o IEEE (IEEE-Institute of Electrical and Electronics Engineers) estabeleceu várias comissões (conhecidas como comissões 802) para desenvolver padrões apropriados para redes. Uma dessas comissões, a 802.6, estava especialmente envolvida com as MANs. Queued Packet Synchronous eXchange (QPSX) foi desenvolvido como tecnologia de pacotes de distribuição rápida pela Universidade Oeste da Austrália em 1985. Em 1987, a Unicom Research Pty. Ltd., um parceiro comercial da Universidade entrou numa joint-venture com a Telecom Austrália (agora chamada Telstra), chamada QPSX Communications Pty. Ltd., para desenvolver e comercializar a tecnologia QPSX. Esta tecnologia foi submetida à IEEE para consideração sob os termos da referência 802.6. Quase imediatamente o IEEE mudou o nome da tecnologia para DQDB (Distributed Queue Double Bus) em resposta às movimentações da QPSX Communications para se estabelecer como proprietária do QPSX. Durante as deliberações tornou-se claro para o IEEE que a tecnologia era capaz de taxas de transmissão superiores a 20 Mbps, o que implicava que a ANSI (American National Standards Institute) deveria ter sido conjuntamente consultada. Como isto não aconteceu, os americanos, não surpreendentemente, sentiram-se ultrapassados. Além disso a QPSX Communications conseguiu distribuir produtos baseados na sua tecnologia para a Europa através das empresas Alcatel (Paris) e Siemens (Munique). Os americanos que nesta altura se sentiam completamente marginalisados, decidiram procurar outros caminhos do desenvolvimento das MANs.

Em 1990 a Telecom (Austrália) começou as tentativas de lançar o DQDB, e em 1992 estava disponível para oferecer um amplo serviço comercial. Este serviço era comercializado como Fastpac 2 (2Mbps em cobre) e Fastpac 10 (10 Mbps em fibra óptica). O serviço em fibra óptica foi fornecido originalmente entre Sydney, Canberra e Melbourne com FastPac 2 e com ligações a outra regiões. O DQDB foi também experimentado pela Universidade de Temple (Filadélfia) e numerosas empresas de Telecomunicações Europeias.


Página seguinte ...


Voltar à p&aacutegina inicial ...