6. Considerações

Dado que o tempo nos vai certamente obrigar a migrar do cobre para a fibra óptica, espero que essa mudança se faça tão rapidamente quanto possível. É por isso que tomo aqui partido da fibra óptica de modo a que esta se torne a referência para comunicações de todos os tipos de dados o mais brevemente possível.

O grande ponto da discussão centra-se nas capacidades e limitações do cobre de alta perfomance e da fibra óptica nos sistemas de rede horizontal. Muitas concepções erradas tem encoberto os factos à cerca das capacidades de sobrevivência e da facilidade que hoje já existe em utilizar a fibra. Os melhoramentos da tecnologia - conjugados com a redução do seu custo - tem feito da fibra uma opção viável e valiosa para redes de alta performance das estações de trabalho. Esta secção tenta dissipar alguns 'mitos' que foram criados sobre a possibilidade da fibra ser uma solução completa dos sistemas de comunicação - desde as ligações longínquas até à secretária.


Mito 1 - Os cabos de fibra óptica e conectores são muito difíceis de instalar; o cobre é muito mais fácil - sempre foi e sempre será.

O contrário é actualmente verdade. Grandes melhoramentos foram introduzidos no manuseamento e terminação da fibra óptica; os cabos de alta performance de cobre não são tão fáceis de trabalhar, tendo um baixo grau de uso, e uma performance inferior.

Tem sido feitos avanços nos cabos de fibra óptica que fazem dela mais fácil do que nunca de manusear e terminar. Remover a cobertura da fibra - um trabalho horrível - é agora mais simples, podendo ser removida em apenas um passo, graças aos avanços no fabrico da fibra.

Do mesmo modo, os conectores de fibra óptica tem sido muito simplificados. Não são precisos mais procedimentos de polimento de alta precisão. Tal como nas conecções de cobre, os conectores de fibra óptica são instalados por actuação do conector na fibra. Os procedimentos típicos requerem apenas alguns minutos.


Mito 2 - A fibra óptica não é tão universal como o par entrançado.

A fibra é actualmente o meio de transmissão mais universal que há, é o único que é capaz de transmitir simultaneamente sinais de voz, dados e vídeo. Para os vários padrões de redes locais (e.g. FDDI, Token Ring e Ethernet), a fibra é o meio de transmissão comum que todos conhecem e proposeram especificações. Não só existem padrões disponíveis para estas aplicações, mas também fabricantes oferecendo material electrónico para as redes e terminais dos computadores. Tal como para o FDDI e o ATM, os produtos e as especificações já existem para a fibra, o cobre ainda está em comissões e estará por um período indefinido de tempo.


Mito 3 - Não existem hoje aplicações que requeiram ligação em fibra óptica até à secretária.

As redes estão a crescer em número, tamanho e complexidade e a tendência é passar de redes baseadas em mainframes para redes de inter-conexões de PCs e outros computadores. Muitas empresas, universidades e hospitais já tem tirado vantagem dos benefícios da fibra em redes horizontais e em estações de trabalho, para aumentar a produtividade e possibilitar aos empregados as avançadas capacidades da rede. Considere os seguintes exemplos:


Mito 4 - O cobre vai fornecer toda a performance de sistema e confiança que eu alguma vez irei necessitar.

Não excluir que as estações de trabalho vão precisar de fibra óptica muito brevemente. As capacidades de comunicação tem-se multiplicado nas últimas duas décadas. O poder do PC foi incrementado 100 vezes e a memória 1000 vezes nos últimos 16 anos. O meio de transmissão apesar de ter sido muito melhorado, continua a ser o mesmo, o cobre.

A fibra é um meio de transmissão de grande confiança para ambientes horizontais, por causa da sua imunidade às interferências electromagnéticas, maior segurança e esquema de resultados flexível para transmissão em grandes distâncias.

Se os dados são confidenciais, a fibra fornece vantagens de segurança adicionais. É quase impossível interceptar fibra óptica, e as possíveis intrusões são facilmente detectadas. O cobre, por outro lado é relativamente fácil de interceptar sem ninguém se aperceber.


Mito 5 - Para terminar, levar a fibra até à secretária é muito caro.

Os custos dos componentes para os produtos de fibra óptica tem descido muito e consistentemente nos últimos anos. Os fabricantes tem conectores que se estão a tornar económicamente competitivos quando comparado com os de cobre.

Se as redes de cobre precisam de ser actualizadas para utilizarem velocidades de 100 Mbps, o desenho da rede existente tem de ser substituida; cerca de um terço dos sistemas de cabo doméstico terão que ser substituídos nos próximos três anos para satisfazer as necessidades de alta performance. Se o desenho da rede do meio de transmissão precisa ser actualizado de qualquer maneira para suportar uma rede de maior performance, a fibra deve ser considerada como uma opção a preços competitivos, pois uma vez a fibra óptica colocada, a sua esperança de vida será de 15 a 20 anos.

Hoje, as redes podem ser uma das coisas mais necessárias e úteis para as empresas, universidades e centros médicos, logo é essencial que o sistema de cabo seja de confiança e responda às especificações pretendidas. O tempo em que o computador não está a funcionar pode sair muito caro.


Em análise final, a fibra para as aplicações das estações de trabalho oferece vantagens de performance, segurança e fiabilidade que se manterão actuais durante bastantes anos, e devem ser consideradas como parte das soluções das redes para o séc. XXI.


Página seguinte ...


Voltar à página inicial ...