3. Cabo coaxial

O cabo coaxial consiste num núcleo sólido de fio que carrega o sinal coberto por uma ou mais folhas metálicas blindadas ligadas à terra. Por enquanto é menos popular que o par entrançado, mas é muito usado para os sinais de televisão. Na forma de cabo para televisão de antena comunitária (CATV-Community Antenna TeleVision) fornece um meio barato de transportar sinais televisivos multicanal em áreas metropolitanas. É também usado por muitas empresas na construção de sistemas de segurança, sistemas de circuítos televisivos fechados, etc.

Fisicamente, o cabo coaxial varia desde o leve e flexível cabo CATV até ao cabos pesados com várias blindagens e baixas percas. O tipo de cabo usado tem maior impacto no custo, facilidade de instalação e fiabilidade do que propriamente na largura de banda que possui. Os sinais podem ser transmitidos e recebidos a partir do cabo usando interceptores de cabo coaxial que implicam perfuração do cabo e braçadeiras de conexão. Esta tecnologia exige uma certa perícia para fazer o planeamento e a instalação da rede.

As características de transmissão de dados em cabo coaxial são consideravelmente melhores do que em par entrançado. Quando usado em conjunto com técnicas de transmisssão de banda larga oferece uma largura de banda que pode ir até aos 300 Mbps. Isto abre a possibilidade de ser usado como base para uma rede de cabo partilhado, com parte da largura de banda sendo usada para transmissão de dados, e a restante para a transmissão de outras informações, tais como sinais TV ou voz digitalizada. Tem uma atenuação mais baixa que o par entrançado (especialmente a altas frequências) o que significa que tem menos necessidade de repetidores. Dado que a blindagem do cabo é parte do circuíto do sinal, a terra pode introduzir ruído. Uma segunda blindagem resolve o problema, representando no entanto um custo adicional.


Página seguinte ...


Voltar à página inicial ...