3. Definição da infra-estrutura de comunicação e soluções tecnológicas a adoptar

A necessidade de aumentar a rede actualmente existente surge na sequência de ir ser construído nos antigos Paços do Concelho uma Biblioteca Municipal (a 500m) e estar a ser construída um Parque Desportivo (a 1500m).

Pretende-se informatizar todo o sistema de Bases de Dados da Biblioteca Municipal para o que será necessário instalar impressoras em rede e um novo servidor onde constarão todos os dados necessários para o bom funcionamento da Biblioteca.

Para o Parque Desportivo as exigências prendem-se com a necessidade de estar ligado á Câmara Municipal e manter algumas Bases de Dados 'leves' relativas aos utentes da Piscina e do Estádio.

Dado que se trata da ampliação da uma rede e não da construção de uma rede de raiz mantemos os Protocolos, as Arquitecturas e Tecnologias actualmente existentes preparando-a no entanto para suportar outras Arquitecturas e Tecnologias com performances mais elevadas do que as actualmente em funcionamento.

A ligação à Internet será feita a partir dos Paços do Concelho, ficando acessível de qualquer ponto da rede.

 O protocolo utilizado é o TCP/IP, o que se ajusta perfeitamente ás necessidades da ampliação da rede e ligação á Internet.

Actualmente o único servidor existente está localizado no Gabinete de Informática dos Paços do Concelho, área funcional B, Piso 1.

Para suportar as necessidades de Bases de Dados da Biblioteca e ligação á Internet vamos necessitar de mais um servidor que ficará colocado junto ao outro no Gabinete de Informática essencialmente por uma questão de segurança, não ficando ao acesso de qualquer pessoa. Decidimos colocar estes dois novos serviços num novo servidor porque o actualmente existente já não seria capaz de suportar eficazmente todos estes serviços, é um Pentium a 133 Mhz com 32 Mb de RAM.