Software de Pós-produção Digital
De seguida vai-se fazer um sucinta descrição de algumas ferramentas de pós-produção digital:
Adobe Premiere 5.1a Adobe After Effects 4.0 Sonic Foundry Sound Forge 4.5
Este é o software mais divulgado no que respeita a Pós-produção Digital. O seu funcionamento tem uma clara inspiração na pós-produção analógica, já que funciona segundo o paradigma de pistas e mesa de efeitos.
O princípio de funcionamento baseia-se em colocar clips (um clip poderá ser um vídeo, uma imagem ou uma sequência de imagens, elementos estes que fazem parte do projecto) ao longo do tempo, podendo ser também inseridas transições entre 2 clips, tais como fade-in, fade-out, crossfade, e outras mais elaboradas como gradient wipe (que consiste na transição de um clip para o outro em função de um gradiente: a parte do gradiente mais clara vai fazer com que o segundo clip apareça em primeiro lugar, na zona delimitada pela cor).
Existem casos em que se pretende fazer uma sobreposição de vídeos. Para tal recorre-se uma terceira pista (que pode ser mais que uma) para fazer essa sobreposição, definindo a percentagem de opacidade que se pretende.
O Premiere permite não só fazer transições como também aplicar filtros (efeitos de imagem) aos clips que estiverem a ser utilizados. É aqui que se verifica a flexibilidade do software pois podem ser utilizados os plug-ins standard que o Adobe Photoshop utiliza, o que proporciona ao programa um leque de efeitos quase ilimitado.
O áudio também não foi esquecido, pelo que podem ser feitas as transições mais comuns no áudio, que são fade-in, fade-out e dissolve. Tal como no vídeo também se podem aplicar filtros ao áudio, que permitem por exemplo criar efeitos de reverb, ecos, normalização de som, entre outros. No entanto deve-se referir que a edição de áudio é um pouco limitada, pelo que o ideal será a utilização de aplicações dedicadas ao tratamento de áudio.
Um pormenor que é um pouco difícil de perceber logo ao início da abordagem do programa é o facto de ser necessário fazer o render de todos os efeitos e transições aplicadas ao vídeo. Este processo é responsável por calcular a imagem final. Caso não se execute este processo não são mostrados os efeitos (e transições) quando se faz o play do projecto.
Como qualquer vídeo tem de ser guardado num ficheiro; o Premiere permite guardar o produto final em diversos formatos, de entre os quais se encontram o AVI (Video for Windows) e o QuickTime. O tipo de compressão associado a cada formato vai depender dos codecs que estiverem instalados na máquina; no entanto compressores tais como Cinepak e Microsoft Video 1 estão presentes por defeito no Windows 95/98.
Tal como o Adobe Premiere está para a montagem de vídeo, o AfterEffects está para o tratamento de efeitos especiais complexos.
O paradigma utilizado neste programa é mais chegado ao adaptado nos programas de tratamento de imagem tais como o Adobe Photoshop e o Corel Photopaint, que funcionam com camadas de imagens (neste caso podem também ser vídeos) às quais se adicionam efeitos. As camadas podem ser constituídas por vídeos e imagens; existem ainda camadas de ajuste, que servem como "lentes" de efeitos, que vão afectar todas as camadas que estão abaixo da mesma. Aqui em vez de uma montagem vai-se obter uma composição.
Uma das utilizações deste programa reside na criação de composições que envolvam utilização de transparência. O After Effects já contém pacotes de efeitos específicos para fazer aquilo a que se chama de Keying (criação de transparências através da remoção de uma determinada cor); no entanto existem pacotes mais complexos que permitem obter resultados mais precisos.
Aqui há também a capacidade de utilizar diversos efeitos sobre o vídeo. Note-se que a forma como este software lida com os efeitos torna-o mais versátil na sua aplicação, pois o sistema de criação de keyframes é muito mais preciso e controlável que o seu primo Premiere.
O vídeo final pode ser guardado utilizando os formatos mais comuns no que respeita a esta área; de entre os muitos formatos destacam-se o AVI (Video for Windows) e o QuickTime.
O vídeo final poderá não ser o produto final de um projecto, podendo então ser incluído no Premiere como um clip para serem aplicadas transições com outros clips (por exemplo).
Este programa dedica-se a fazer a pós-produção de áudio. Aqui tem-se um controlo extraordinariamente preciso sobre o som, podendo aplicar-se os mais diversos efeitos, que vão desde um simples fade (in ou out) até processamento digital de som complexo, tal como reverb, pitch shift, compressão temporal, entre outros.
O SoundForge, para além da edição de som, permite também gravar áudio, utilizando o formato de amostragem que for definido pelo utilizador (uma característica interessante da gravação reside na qualidade que se consegue obter, pois a frequência de amostragem chega aos 96 KHz).
O programa permite manipular vários ficheiros de áudio simultaneamente, o que possibilita a mistura do áudio de cada um de uma forma simples (através de dragn drop), permitindo criar as mais diversas transições.
Um dos aspectos positivos deste programa reside no facto de ser compatível com plug-ins DirectX, pois existem muitos packages de efeitos disponíveis no mercado que utilizam esta tecnologia, o que permite uma grande expansibilidade do programa.
O SoundForge suporta praticamente todos os formatos de áudio conhecidos, de entre os quais se destacam o WAV (Wavefile) e o RA (RealAudio).