PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


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O poder da imagem da Volkswagen

A VW(Volkswagen) tem tido sucesso nas suas vendas. Em três anos viu a sua quota de mercado subir e chegou à liderança. Pela primeira vez a VW chegou ao pódio das marcas mais vendidas. Esta liderança deve-se a uma estratégia que privilegia as diversas variáveis do Marketing. Uma das principais razões do sucesso prende-se com a política da não dependência(não centram as vendas numa única gama). Por esta razão a marca não precisa entrar em saldos no final da maturidade do produto como faz a concorrência.
Os produtos da marca VW atingem a maturidade mais cedo e mantêm-na sustentada durante mais tempo.
A comunicação é uma das variaveis de marketing a que a marca está atenta. Ela sabe que, tal como o serviço ao cliente que garante um atendimento de qualidade, a rede de concessionários, a formação dos vendedores e o serviço pós-venda são imprescendíveis para a consolidação do sucesso.
A VW apostou pouco em publicidade no entanto opteve melhores resultados que as suas rivais. Neste caso está a beneficiar da imagem que construiu no passado.
A VW adequa o investimento às necessidades de ganhar notoriedade dos produtos tendo em conta a disponibilidade desses mesmos produtos. Mas não pode cometer o erro de assumir que já tem imagem suficientemente boa para não fazer publicidade.
A VW é uma marca que, pelo seu valor de mercado, não precisa de fazer publicidade de forma permanente, tal como acontece com outras marcas. Os canais de distribuição também são importantes. Se a marca investe menos do que as outras e vende mais do que a concorrência ou está a beneficiar de uma imagem de marca que tem vindo a ser construida de uma forma sólida ou a sua comunicação é mais eficaz.