Sistema gráfico - uma visão geral

 

 

O VDP, ou Visual Display Processor, controla todo o sub-sistema gráfico da Megadrive. Ele é um chip de 16 bits baseado no VDP da Master System, a consola de 8 bits da SEGA, que por sua vez foi baseado no chip Texas Instruments TMS9918. O sistema é ainda constituído por um chip de Video RAM (VRAM) de 64 KBytes e por 2 áreas de memória localizados dentro do VDP: a Colour RAM (CRAM), de 64x9 bits de espaço, e a Vertical Scroll RAM (VSRAM), de 40x10 bits.

 

O processador gráfico tem 6 modos, dos quais apenas 2 (o 4 e o 5) são utilizados são utilizados pela Megadrive. O modo 4 é utilizado para compatibilidade com os jogos de Master System e suporta 3 layers ou planos (SPRITE, SCROLL e BACKGROUND), ao contrário do modo 5, que suporta 4 planos (SPRITE, SCROLL A/WINDOW, SCROLL B, e BACKGROUND). É nestes planos que vão ser desenhadas as imagens dos jogos. Os modos anteriores, do 0 ao 3, são próprios do chip TMS9918 e não é conhecido se são suportados pela consola.

 

O VDP suporta os 2 standards de televisão, PAL e NTSC, sendo que a resolução vertical é diferente consoante o sistema: 224 para NTSC e  224 ou 240 para PAL. A resolução horizontal é sempre de 320 pixels. A maioria dos jogos não utiliza a resolução 320x240, por forma a simplificar a programação. Em vez disso, quando os jogos são mostrados numa televisão PAL a imagem é centrada, o que deixa duas barras pretas nos limites do ecrã, como acontece aos filmes que são mostrados no formato 16:9.