" Learning to Learn: Transforming your Organization's Culture to  Achive a Competitive Advantage "

por Kimcee McAnally, Ph.D.

http://usserve.us.kpmg.com/mrd/pointcast/KPMGArticles/learn.html

resumido por Margarida Afonso

No limiar do século XXI , cada vez mais as organizações tentam prever o que o futuro trará por forma a desenvolver as suas estratégias e planos competitivos.

As previsões acerca de qual será a direcção mudança são vagas, no entanto é claro que o conhecimento e as estratégias do passado não serão suficientes para garantir o sucesso futuro da organização.  A mudança de força de trabalho industrial para "knowledge workers" aumentou a necessidade de aprendizagem contínua e de mudança nas organizações. A evolução tecnológica permite a acomulação, disseminação e reutilização rápida do conhecimento, o que cria na organização uma vantagem competitiva relativamente às outras organizações.

Muitos acreditam que apenas as organizações mais fortes e com maior capacidade adaptativa sobreviverão. O processo de aprendizagem é cada vez mais uma estratégia competitiva. Mas para aprender à necessário que a organização desaprenda aquilo que já não está adequado ao novo ambiente, o que nem sempre é fácil.

A cultura de uma organização tem um papel importante na capacidade de aprendizagem dessa mesma organização. Sendo vista como a personalidade da organização, embebida nos valores, práticas e processos da organização e responsável por definir comportamentos aceitáveis, clarificar critérios de tomada de decisão e criar um ambiente de trabalho,  muitas vezes essa cultura pode tornar-se um obstáculo, talvez o maior, à aprendizagem organizacional, aprendizagem essa que é proactiva, intencional, reflectiva, sistemática, e que transforma informação em conhecimento útil.

As organizações têm que tornar-se aprendentes (learning organizations) se pretendem sobreviver. No entanto a cultura da organização é também uma importante forma de coesão dos seus membros. Devem criar-se formas de coexistência da cultura da organização com a aprendizagem/transformação dessa mesma organização, tendo em consideração, principalmente, os seguintes aspectos:

- Aprendizagem organizacional

as organizações devem entender como os seus valores, práticas e processos apoiam ou desencorajam a aprendizagem, por forma a compreender quais os factores que no seu caso específico, mais influenciam a aprendizagem.

- Resistência à aprendizagem

é importante reconhecer onde e quando a resistência à mudança ocorre; acontecendo muitas vezes na necessidade de desaprender antigas práticas para poder aprender novas.

- Liderança

um dos aspectos mais importantes da criação de um novo ambiente cultural é o empenhamento da liderança da organização, uma vez que lhe cabe fornecer direcções e apoio ao novo ambiente, de aprendizagem, com novas regras e práticas organizacionais.

- Práticas Culturais

os líderes e gestores devem fazer um esforço consciente para alterar os elementos culturais que  se provam impedir ou inibir a aprendizagem organizacional.

- Aprender a aprender

as organizações têm que lutar para se tornar aprendentes, encarando a mudança como algo positivo e tentando tornar a gestão dessa mudança uma core competence.

A cultura das organizações tradicionais tenta resistir à aprendizagem contínua o que torna o processo difícil, em parte porque as nossas assumpções culturais nos predispõem a assumir certos factos como dogmas em vez de os manter sob permanente análise . O grande desafio é instigar a aprendizagem e mudança institucionais respeitando os factores culturais da organização.

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