" Planning as Learning "

por Arie de Geus

Harvard Business Review
Março - Abril 1988

resumido por Margarida Afonso

A Shell, na realidade o grupo Royall Dutch/Shell formou-se quando duas empresas, inicialmente rivais, a Royall Dutch Petroleum e a Shell Transport and Trading Company , se juntaram por forma a vencer a concorrência, a Rockefeller's Standard Oil, e a manterem-se vivas. Foi tambem em reacção às actividades da Standard Oil que, em 1911, o grupo se expandiu para os E.U.A. com um novo produto, a gasolina.

Arie de Geus, chefe de planeamento do grupo Royall Dutch/Dhell, realizou uma pesquisa a cerca de 30 empresas que, tal como a Royall Dutch/Shell sobreviveram por mais de 75 anos e concluiu que estas tinham a capacidade de viver em harmonia com o meio ambiente e de mudar o seu ritmo de ritmo de sobrevivência para ritmo de desenvolvimento à medida que o ambiente evoluía (sensibilidade ao ambiente) , encaravam a mudança como uma fonte de oportunidades e não como uma ameaça, existia um forte sentido de coesão entre todos os membros da organização, tipicamente tinham um modelo de gestão descentralizado e baseado na tolerância e tinham, sobretudo uma grande capacidade de aprender, quer a nível individual, quer a nível institucional. A aprendizagem a nível institucional, da organização, é, mais difícil que a aprendizagem a nível individual, uma vez que significa que as equipas de gestão, e todos os membros da organização de um modo geral, têm que alterar os modelos mentais partilhados que possuem acerca da organização, da concorrência e do mercado. " Aprender não é um luxo, é a forma como as empresas descobrem o seu futuro. ".

Como é uma organização aprende ?

Há quem defende que se aprende em situações de crise. No entante esta pode ser uma forma perigosa de aprender. A melhor forma, e a mais desafiante, consiste em reconhecer a mudança no ambiente envolvente e em agir apropriadamente antes que exista uma situação de crise. Perante o reconhecimento de uma mudança , tem que se tomar uma decisao acerca do que fazer, e esse processo de tomada de decisão é, ele próprio, uma forma de aprendizagem uma vez que, à medida que vão debatendo diferentes opiniões  e soluções as pessoas vão formando, colectivamente, novos modelos mentais, isto é, vai-se dando um processo de aprendizagem institucional. No entanto, este processo é lento. Será que pode ser acelerado ?

O grupo Royall Dutch/Shell utiliza um método para criar aprendizagem institucional: a utilização de cenários. Os cenários são utilizados para criar discussão acerca de situações possíveis de acontecer no futuro, sejam ou não prováveis, e às quais os actuais modelos mentais da organização não se adequam. À medida que é gerada discussão, vai-se dando outra fase da aprendizagem , a incorporação da mensagem. Quando os novos modelo são incorporados entra-se numa fase em que estes são posto à prova - fase de teste. Por fim, se pernat os teste, forem adequados a organização passará a agir de acordo com esse novos modelos mentais.

Por outro lado é importante não esquecer que , numa organização, toda a aprendizagem relevante para a organização é aquela que é feita por quem têm poder para agir, as equipas de gestão e planeamento. O verdadeiro objectivo do planeamento é não apenas criara planos mas principalmente mudar os modelos mentais existentes nas cabeças dos decisores.

Este papel que os decisores têm no processo de aprendizagem institucional é o de facilitador, catalizador e acelerador da aprendizagem institucional. A relevância desse papel leva-os à necessidade de terem uma actuação cuidada por forma a serem bem sucedidos. Há vários problemas que têm que enfrentar: já têm um modelo mental formado que, no entanto, é irreconhecível para audiência; podem querer fazer vários passos de uma só vez e, muitas das vezes, tentam comunicar a informação ensinando . Da resolução desses problemas depende, grandemente, o sucesso do processo de aprendizagem institucional.

Aceleração da aprendizagem institucional

O ambiente em rápida evolução em que vivemos exige não só capacidade e aprendizagem como também rapidez nessa aprendizagem. " A capacidade de aprender mais rápido que a concorrência pode ser a única vantagem competitiva sustentável. "

A aprendizagem pode ser acelerada, segundo Arie de Gueus, de várias formas:

- modificando ou mesmo suspendendo as regras do negócio, o que abre um conjunto novo de possibilidades de actuação

- jogando em cenários virtuais, que permite à equipa desenvolver modelos mentais partilhados e criar uma linguagem partilhada e uma sinergia entre os vários membros, que se vão revelar facilitadores do processo de aprendizagem.


Planear conjuntamente significa discutir ideias e formar novos modelos mentais partilhados, isto é, planear é uma forma de aprendizagem ("planning as learning").


"At Shell, planning means changing minds, not making plans"
"Na Shell, planear significa mudar modelo mentais, não criar planos"

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