" Planning as Learning "
por Arie de Geus
Harvard Business Review Março - Abril
1988
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resumido por Margarida Afonso
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A Shell, na realidade o grupo Royall Dutch/Shell formou-se quando duas empresas, inicialmente rivais,
a Royall Dutch Petroleum e a Shell Transport and Trading Company , se juntaram por forma a vencer a concorrência,
a Rockefeller's Standard Oil, e a manterem-se vivas. Foi tambem em reacção às actividades da Standard
Oil que, em 1911, o grupo se expandiu para os E.U.A. com um novo produto, a gasolina.
Arie de
Geus, chefe de planeamento do grupo Royall Dutch/Dhell, realizou uma pesquisa a cerca de 30 empresas
que, tal como a Royall Dutch/Shell sobreviveram por mais de 75 anos e concluiu que estas tinham a capacidade
de viver em harmonia com o meio ambiente e de mudar o seu ritmo de ritmo de sobrevivência para ritmo
de desenvolvimento à medida que o ambiente evoluía (sensibilidade ao ambiente) , encaravam a mudança
como uma fonte de oportunidades e não como uma ameaça, existia um forte sentido de coesão entre todos
os membros da organização, tipicamente tinham um modelo de gestão descentralizado e baseado na tolerância
e tinham, sobretudo uma grande capacidade de aprender, quer a nível individual, quer a nível institucional.
A aprendizagem a nível institucional, da organização, é, mais difícil que a aprendizagem a nível individual,
uma vez que significa que as equipas de gestão, e todos os membros da organização de um modo geral, têm
que alterar os modelos mentais partilhados que possuem acerca da organização, da concorrência e do mercado.
" Aprender não é um luxo, é a forma como as empresas descobrem o seu futuro. ".
Como é uma organização
aprende ?
Há quem defende que se aprende em situações de crise. No entante esta pode ser uma forma
perigosa de aprender. A melhor forma, e a mais desafiante, consiste em reconhecer a mudança no ambiente
envolvente e em agir apropriadamente antes que exista uma situação de crise. Perante o reconhecimento
de uma mudança , tem que se tomar uma decisao acerca do que fazer, e esse processo de tomada de decisão
é, ele próprio, uma forma de aprendizagem uma vez que, à medida que vão debatendo diferentes opiniões
e soluções as pessoas vão formando, colectivamente, novos modelos mentais, isto é, vai-se dando um processo
de aprendizagem institucional. No entanto, este processo é lento. Será que pode ser acelerado ?
O
grupo Royall Dutch/Shell utiliza um método para criar aprendizagem institucional: a utilização de cenários.
Os cenários são utilizados para criar discussão acerca de situações possíveis de acontecer no futuro,
sejam ou não prováveis, e às quais os actuais modelos mentais da organização não se adequam. À medida
que é gerada discussão, vai-se dando outra fase da aprendizagem , a incorporação da mensagem. Quando
os novos modelo são incorporados entra-se numa fase em que estes são posto à prova - fase de teste. Por
fim, se pernat os teste, forem adequados a organização passará a agir de acordo com esse novos modelos
mentais.
Por outro lado é importante não esquecer que , numa organização, toda a aprendizagem
relevante para a organização é aquela que é feita por quem têm poder para agir, as equipas de gestão
e planeamento. O verdadeiro objectivo do planeamento é não apenas criara planos mas principalmente mudar
os modelos mentais existentes nas cabeças dos decisores.
Este papel que os decisores têm no processo
de aprendizagem institucional é o de facilitador, catalizador e acelerador da aprendizagem institucional.
A relevância desse papel leva-os à necessidade de terem uma actuação cuidada por forma a serem bem sucedidos.
Há vários problemas que têm que enfrentar: já têm um modelo mental formado que, no entanto, é irreconhecível
para audiência; podem querer fazer vários passos de uma só vez e, muitas das vezes, tentam comunicar
a informação ensinando . Da resolução desses problemas depende, grandemente, o sucesso do processo de
aprendizagem institucional.
Aceleração da aprendizagem institucional
O ambiente em rápida
evolução em que vivemos exige não só capacidade e aprendizagem como também rapidez nessa aprendizagem.
" A capacidade de aprender mais rápido que a concorrência pode ser a única vantagem competitiva sustentável.
"
A aprendizagem pode ser acelerada, segundo Arie de Gueus, de várias formas:
- modificando
ou mesmo suspendendo as regras do negócio, o que abre um conjunto novo de possibilidades de actuação
- jogando em cenários virtuais, que permite à equipa desenvolver modelos mentais partilhados e criar
uma linguagem partilhada e uma sinergia entre os vários membros, que se vão revelar facilitadores do
processo de aprendizagem.
Planear conjuntamente significa discutir ideias e formar novos modelos
mentais partilhados, isto é, planear é uma forma de aprendizagem ("planning as learning").
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"At Shell, planning means changing minds, not making plans" "Na Shell, planear significa mudar
modelo mentais, não criar planos"
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