" Organizational Change Managment: What is it and why do I need it?  "

por Kimcee McAnally, Ph.D.

http://usserve.us.kpmg.com/mrd/pointcast/KPMGArticles/chg-mgmt.html

resumido por Margarida Afonso

Quando uma organização atravessa uma mudança organizacional é fulcral que , para o sucesso destas, o factor humano seja tomado em conta, i.e. que os recursos humanos sejam capazes de aceitar essa mudança como válida e de a acompanhar. Àlem do planeamento da mudança do negócio, análise custo-benifício, pesquisa de aplicações tecnológicas, reengenharia de processos, tem também que ser dispendido tempo para dar formação aos empregados que lhes permita utilizar a tecnologia, para aumentar o seu treino e formação, cuidar de factores sociais que podem auxiliar na mudança.

Devido à sua complexidade e importância, é necessário que essa mudança seja gerida, isto é, que exista gestão da mudança organizacional (Organizational Change Managment - OCM ). O que é exactamente OCM ? Segundo McAnally, trata-se de " um processo planeado e proactivo de facilitar a mudança alinhando as pessoas com os processos e a tecnologia por forma a atingir a visão e objectivos da organização". Na prática significa intervir por forma a que as pessoas sejam capazes de entender e sentir-se envolvidas nas mudanças.


Àreas importantes de OCM são a cultura da organização, a participação dos empregados, actividades de equipa, integração das mudanças, integração da tecnologia e partilha de conhecimento na organização.

Uma das razões mais citadas para a necessidade de gestão da mudança organizacional é a resistência à mudança. A resistência existe porque os empregados se sentem ameaçados pelo processo de mudança, e normalmente estão a reagir a uma ameaça que não é real mas que lhes parece real.

O que pode diminuir essa resistência ? As principais formas são a participação e a comunicação entre todos os membros da organização. A participação reduz o síndroma "nós-eles" , que os empregados sentem relativamente aos gestores e promotores da mudança,  e  aumenta nos empregados a sensação de que influenciam e participam em decisões relevantes para o seu futuro. Ao participarem nas decisões, os membros da organização são capazes de entender a necessidade da mudança e de atravessarem um processo de catarse partilhando as suas emoções e receios com outros membros que estão a atravessar o mesmo processo. Se a participação não é possível então comunicação clara é necessária e pode servir para reduzir a incerteza que assusta os empregados.


O facto mais importante da OCM é o reconhecimento, por parte dos líderes da organização, da importância para o processo de mudança organizacional da aceitação da mudança por parte dos outros membros da organização.

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