Quando uma organização atravessa uma mudança organizacional é fulcral que , para o sucesso destas,
o factor humano seja tomado em conta, i.e. que os recursos humanos sejam capazes de aceitar essa mudança
como válida e de a acompanhar. Àlem do planeamento da mudança do negócio, análise custo-benifício, pesquisa
de aplicações tecnológicas, reengenharia de processos, tem também que ser dispendido tempo para dar formação
aos empregados que lhes permita utilizar a tecnologia, para aumentar o seu treino e formação, cuidar
de factores sociais que podem auxiliar na mudança.
Devido à sua complexidade e importância, é
necessário que essa mudança seja gerida, isto é, que exista gestão da mudança organizacional (Organizational
Change Managment - OCM ). O que é exactamente OCM ? Segundo McAnally, trata-se de " um processo planeado
e proactivo de facilitar a mudança alinhando as pessoas com os processos e a tecnologia por forma a atingir
a visão e objectivos da organização". Na prática significa intervir por forma a que as pessoas sejam
capazes de entender e sentir-se envolvidas nas mudanças.
Àreas importantes de OCM são a cultura
da organização, a participação dos empregados, actividades de equipa, integração das mudanças, integração
da tecnologia e partilha de conhecimento na organização.
Uma das razões mais citadas para a necessidade
de gestão da mudança organizacional é a resistência à mudança. A resistência existe porque os empregados
se sentem ameaçados pelo processo de mudança, e normalmente estão a reagir a uma ameaça que não é real
mas que lhes parece real.
O que pode diminuir essa resistência ? As principais formas são a participação
e a comunicação entre todos os membros da organização. A participação reduz o síndroma "nós-eles" , que
os empregados sentem relativamente aos gestores e promotores da mudança, e aumenta nos empregados a
sensação de que influenciam e participam em decisões relevantes para o seu futuro. Ao participarem nas
decisões, os membros da organização são capazes de entender a necessidade da mudança e de atravessarem
um processo de catarse partilhando as suas emoções e receios com outros membros que estão a atravessar
o mesmo processo. Se a participação não é possível então comunicação clara é necessária e pode servir
para reduzir a incerteza que assusta os empregados.
O facto mais importante da OCM é o
reconhecimento, por parte dos líderes da organização, da importância para o processo de mudança organizacional
da aceitação da mudança por parte dos outros membros da organização.
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